Editor de Revista científica destaca importância de um novo Jornalismo Científico

Campina Grande, 8 de junho de 2010

Ulisses Capozzoli, editor da revista Scientific American Brasil

Com um ar inovador e cheio de propostas o jornalista Ulisses Capozzoli, editor da revista Scientific American Brasil, fez a abertura oficial do 2º Encontro Nordeste Jornalismo Científico, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), na noite de segunda-feira no Sesc Centro, em Campina Grande. Para o jornalista, o maior presente que se pode dar a uma pessoa é partilhar a informação e o tema do evento ‘Comunicação Ciência e Juventude’ ajuda a abrir o caminho para um futuro cidadão.

Acesse o site do evento.

Levando estudantes e profissionais propostas de como fazer um novo jornalismo científico, Ulisses falou sobre educação e inovação. “Temos que ter outra postura e não precisamos ser didáticos, pois essa ideia do didático é um pouco pretensiosa. Nós temos que ser generosos e passar para a sociedade uma forma de pensar as coisas, que as pessoas tirem suas próprias conclusões”, ressaltou. O jornalista também disse ser necessário se equipar intelectualmente para fazer esse tipo de trabalho e que a leitura é importante nesse processo.

Como participantes da conferência sobre ‘Comunicação Ciência e Juventude’ estavam presentes os professores da UEPB: Cássia Lobão, Luiz Custódio e o coordenador do evento Cidoval Morais. Já da Universidade Federal da Bahia (UFBA) estava presente Simone Bortoliero, além do diretor-adjunto do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), Alberício Andrade.

Comentários