Repórter Junino lança sua décima edição

Campina Grande, 29 de maio de 2014

Hoje, às 19h, ocorrerá, no Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, o lançamento da 10a edição do Projeto Repórter Junino do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da UEPB. O Projeto, criado em 3 de junho de 2005 pelos professores Fernando Firmino da Silva e Águeda Miranda Cabral, chega à décima edição ininterrupta como um dos projetos mais inovadores do país em jornalismo digital para a cobertura em rede do São João de Campina Grande e do Nordeste. Em 2010, o Projeto foi considerado um dos mais importantes e antigos laboratórios de jornalismo digital do país pelo Mapeamento do Itaú Cultural. Desde 2005, o Repórter Junino já formou mais de 900 alunos na prática de jornalismo digital e multimídia com o compromisso de cobrir a cultura popular. Para este ano foram selecionados 50 alunos do curso (mais os voluntários) e ainda 10 alunos do curso de Comunicação Social – Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG em parceria estabelecida desde 2013, coordenada pelo professor Rosildo Brito.

A edição 2014 do Projeto Repórter Junino é coordenada pelos professores Fernando Firmino da Silva e Arão de Azevêdo e trará entre as novidades um novo site com “design responsivo” desenvolvido pelo desenvolvedor Web Gustavo Silva. O site se adaptará a qualquer plataforma (desktop, móvel) e a qualquer tamanho de tela ficando mais amigável para o usuário. Haverá também transmissões ao vivo por smartphones, tablets e desktop de diversos lugares da cidade. O trabalho será conduzido a partir de duas redações: uma no Departamento de Comunicação Social da UEPB e outra em cabine na Vila da Imprensa do Parque do Povo. Desde março que a equipe de alunos participantes está passando por treinamentos intensivos para atuar como repórteres, editores, fotógrafos, cinegrafistas e entrevistadores.

Homenagem especial – a edição do Projeto Repórter Junino deste ano será dedicado à professora Águeda Miranda Cabral, falecida em fevereiro, e que foi uma das fundadoras do projeto. Durante a cerimônia de lançamento será exibido o documentário “O que de bom ficou”, produzido por Jaime Guimarães, Rafaela Marques e Renato Hennys. Além dessa homenagem, a Prefeitura de Campina Grande nomeará a Vila da Imprensa com o nome de Águeda Cabral pela sua contribuição à cultura, ao São João e a formação de diversos jornalistas que hoje cobrem o evento na imprensa local e nacional.

Lançamentos: durante o evento ocorrerá também o lançamento de outros produtos como oprograma Gente Nossa e a revista Xique Xique. O programa Gente Nossa é coordenado pela professora Goretti Sampaio e trata-se de uma iniciativa que visa valorizar a cultura popular a partir da expressão dos artistas paraibanos construindo a memória da música regional e dando visibilidade aos talentos do Estado. O programa terá transmissões ao vivo e poderá ser acessado no site www.gentenossa.com ou através do www.reporterjunino.com.br ou ainda acompanhado através da fan page www.facebook.com/programagentenossa. O projeto já gerou diversos produtos midiáticos e um dos produtos será o lançamento do DVD com a audição de programas realizados em estúdio com os artistas que participaram de edições anteriores.
Outro lançamento será o da revista Xique Xique produzido pela professora Agda Aquino com os alunos da disciplina Comunicação e Moda do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da UEPB. A Xique Xique tem esse nome em alusão à cultura nordestina e faz um trocadilho com o universo da moda ao relacionar a planta característica da caatinga com o termo chique. A primeira edição teve o envolvimento de 27 alunos do curso, que se subdividiram em basicamente três equipes: fotografia, produção de moda e texto. A Xique Xique está disponível para visualização e download no site www.issuu.com/revistaxiquexique. Você também pode acompanhar a página da revista no Facebook com material exclusivo no link: https://www.facebook.com/Revistaxiquexique.

Durante o evento, ocorrerá ainda declamação de cordel, apresentação de emboladores, repentistas e forró pé de serra com a Forró Bunito, sanfoneiros do Sivuquiando e outras atrações no Arraial do Repórter Junino, que ganhará ornamentação junina.

Serviço: Lançamento do projeto Repórter Junino, do projeto Gente Nossa, da Revista Xique Xique e do vídeo-documentário sobre a professora Águeda Cabral. Apresentação cultural do grupo de 10 sanfoneiros Sivuquiando da UEPB, além do Sanfoneiro João Batista e Forró Bunito.
Local: Centro de Integração Acadêmica da UEPB, Bodocongó, Campina Grande.
Dia/Horário: 29/05/14 – 19h
Entrada: Gratuita

Comentários