Uma das novidades desse ano na cidade cenográfica montada no Parque do Povo, durante o Maior São João do Mundo em Campina Grande/PB é a réplica do Beco da Pororoca. O espaço que foi pensado em comemoração aos 150 anos da cidade, já chama a atenção daqueles que conhecem a história do local.
Inicialmente, a viela era composta por algumas casas, que posteriormente, foram transformadas em barzinhos. Assim, o Beco da Pororoca, ficou conhecido pelas noites de festas, tornou-se ponto de encontro dos boêmios da Rainha da Borborema. Além disso, em uma dessas casas, residiu Maria Garrafada, uma prostituta, na qual realizava seus encontros amorosos na mesma rua. Ficou conhecida como a “Prostituta de Campina Grande”.
O Beco da Pororoca (cenográfico) fica à esquerda da réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição no Parque do Povo. O espaço traz em sua cenografia, pequenas casas com imagens de alguns moradores que ‘contemplam das janelas’ os turistas que visitam o local.
No mesmo espaço fica a barraca do SESI. Através do ‘Arraiá do Conhecimento’, a instituição dispõe para os visitantes um pouco da história de Campina Grande, ao longo de seus 150 anos, de forma que as informações são retratadas com imagens e textos nas paredes internas do lugar e também possuem um palco, onde se apresentam trios de forró. Na noite desta terça, 10, a animação ficou por conta do trio Batista do Forró.
O Beco da Pororoca (real) fica localizado entre as ruas Vidal de Negreiros e Dr. João Tavares no centro de Campina Grande.