Ir ao Parque do Povo, dançar forró e porque não experimentar as deliciosas comidas típicas do período junino? Este o prazer de muitos nordestinos e dos turistas que visitam a cidade de Campina Grande durante o “Maior São João do Mundo”.
Pamonha, canjica, muncuzá, bolos, milho assado e cozido são alguns dos pratos mais apreciados nessa época. Portanto, a nutricionista Talita Sampaio, faz um alerta aos degustadores: “o correto é consumir uma pequena variedade de alimentos à base de milho numa única noite”, mas quem exagerou, deve no dia seguinte fazer uma compensação com refeições mais leves e de baixa caloria, declarou Talita.
Os alimentos característicos das festas juninas são muito calóricos, por isso, não é adequado ir para a festa com fome. Além disso, a nutricionista afirma que é necessário observar as condições de higiene e limpeza dos locais, assim como o acondicionamento dos produtos, a cor e o odor dos alimentos, e optar por ketchup e maionese na forma de saches. Pois, nesse período aumentam os casos de infecções intestinais ou intoxicações.
As bebidas alcoólicas são outro problema, se consumidas de forma inadequada. Talita aconselha que se faça uma refeição antes de beber e que não misture muita comida e bebida. Não é aconselhável também o consumo exagerado de alimentos gordurosos e fritura. Com moderação e selecionando bem os alimentos, é possível aproveitar as festas sem se preocupar com o aumento de peso.
Editado por Elisvan Borges