GAPO realiza confraternização junina em Campina Grande

Campina Grande, 12 de junho de 2014  ·  Escrito por Cecy Macedo, Nilmara Beserra e Valdênia Soares  ·  Editado por Luan de Oliveira  ·  Fotos de Eduardo Philippe

Com o intuíto de entreter e levar animação a pacientes e familiares, o Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO) realizou nesta quarta feira (11) o São João da instituição. O evento ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Campina Grande e a diversão ficou por conta da banda Forró da Gota e do trio Babado Nordestino.

A primeira atração a subir ao palco foi a banda Forró da Gota, que se apresentou pela primeira vez no evento e cantou músicas regionais dos principais nomes do forró. O trio Babado nordestino foi a atração principal e fizeram os convidados “arrastarem o pé” ao som de sucessos regionais.

O Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico foi fundado no ano de 2000 na cidade de Campina Grande. A entidade de caráter beneficente nasceu através de uma iniciativa de profissionais que trabalham com pacientes com câncer, sua equipe viabiliza assistência psíquica e material para ajudar na busca da cura, além conseguir 50% do transporte do paciente durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Gapo 2

Maria das Neves Nunes Brasil, “Nevinha”, Diretora-presidente do GAPO

De acordo com a diretora-presidente do GAPO Maria das Neves Nunes Brasil, a  “Nevinha”, o trabalho do grupo é feito exclusivamente por doação.

“Não recebemos verba, não recebemos ajuda de poder nenhum. A comunidade é quem doa e quem mantém. A equipe é toda voluntaria”, ressaltou.

A coordenação acolheu os convidados com comidas típicas e muito forró. A alegria do local era contagiante o que mostra o quanto o grupo é unido e prestativo. “A gente se sente bem, se sente à vontade, com mais esperança de sobreviver”, destacou a paciente Ivonete (46) que participa do GAPO há mais de dois anos.

Além do São João o grupo também realiza outras festividades como: Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal. O trabalho realizado é extrema importância no processo de evolução da autoestima do paciente. “O GAPO se propõe a dar apoio biopsicossocial aos pacientes e aos seus familiares, dessa maneira proporciona o aumento da autoestima do paciente, que ajuda, naturalmente, no processo de cura”, completou Nevinha.

Grupo GAPO -

Membros do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO) comemoraram o São João em Campina Grande

 

O GAPO funcionava há 14 anos na antiga Casa de Saúde, mas segundo o coordenador de campanhas e eventos, Johan Sérgio, eles foram retirados de lá e desde então nenhuma autoridade se manifestou a encontrar outro local para instalá-los. Além disso, eles dependem da ajuda de um empresário local para pagar o aluguel.

Atualmente o GAPO está localizado na rua Dr João Moura, 725, no bairro do São José, e funciona de segunda à quinta-feira das 8h00 às 11h30. O telefone para contato é (83) 3341-4013.

Comentários