Quadrilha da Melhor Idade se apresenta no Parque do Povo

Campina Grande, 17 de junho de 2014  ·  Escrito por George Silva, Jéssica Lopes e Klauber Canuto  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Jéssica Lopes
Apresentação do casamento matuto da Quadrilha Junina da Melhor Idade "Flores Belas".

Apresentação do casamento matuto da Quadrilha Junina da Melhor Idade “Flores Belas”.

Na noite desta segunda feira (16), várias quadrilhas se apresentaram na Pirâmide do Parque do povo. Porém, uma delas chamou a atenção, a Quadrilha Junina da Melhor Idade ‘Flores Belas’, da cidade de Santa Rita/PB. Com cerca de 40 integrantes, todos idosos, iniciaram a apresentação com um divertido teatro mostrando um casamento matuto.  Os trajes juninos tinham as cores da bandeira do Brasil, para festejar não somente o São João mais também a Copa do Mundo.

O animador e organizador da quadrilha, Adriano Araújo (43) informou que leva cerca de 7 meses para a quadrilha chegar a se apresentar e durante esse tempo definem o tema e a confecção dos adereços. “São feitas várias oficinas, como aula de teatro, de dança, dentre outras. O intuito da instituição é resgatar a cultura junto à pessoa idosa e um dos pontos fortes é a não exclusão dessas pessoas. Não nos preocupamos se a pessoas tem ritmo ou não. Nos preocupamos se ela está inserida nas atividades culturais e que ela tenha uma qualidade de vida melhor”, ressaltou.

Quadrilha "Flores Belas" mostra disposição em apresentação na Pirâmide.

Quadrilha “Flores Belas” mostra disposição em apresentação na Pirâmide.

O marcador disse ainda como surgiu a ideia de realizar uma quadrilha com os idosos. “Implantei na ONG Pro Dia Nascer Feliz o projeto ‘Dançando na Melhor Idade’. Começamos com a dança contemporânea, depois danças populares, e daí surgiu a ideia de construir uma quadrilha junina. Desde então estamos cuidando dessa cultura tão importante que é cuidar do envelhecer”.

Segundo a presidente da ONG, e também irmã do animador, Luíza Flores, a instituição acolhe 110 idosos com parceria do CSU (Centro Social Urbano) e 420 crianças dos 7 aos 19 anos. Os jovens frequentam as atividades da ONG em horários contrários das aulas e todos estudam na Rede Pública de Ensino. Eles contam com o apoio do Instituto Alpargatas e atuam, além de Santa Rita, em 5 municípios: Guarabira, Ingá, Mogeiro, Alagoa Nova e Serra Redonda. Na parte de cultura do projeto são realizadas oficinas de percussão, coral, dança folclórica, violão e teatro, que no final fazem uma amostra de todo o trabalho feito durante o ano.

Sra. Maria da Penha Pereira de Almeida, integrante da Quadrilha Junina da Melhor Idade "Flores Belas".

Sra. Maria da Penha Pereira de Almeida, integrante da Quadrilha “Flores Belas”.

A integrante da quadrilha, a Sra. Maria da Penha Pereira de Almeida (66), relatou seu entusiasmo em dançar no Parque do Povo. “Já são 4 anos que a gente vem.  Já faz parte do nosso calendário, do nosso ritmo. Eu participo do grupo de idosos a muito tempo e agora com o Grupo da Melhor Idade Flores Belas, já são 10 anos. Faz parte da minha vida”. Ela ainda falou da integração com as outras idosas da turma e da importância da dança na sua vitalidade e disposição para as atividades físicas. “Nós fazemos as atividades em nosso tempo, mas quando chega a época de São João o ritmo da gente é ensaiar quadrilha e é uma interação muito boa. Umas dançam e outras não, por conta da saúde. Mas é uma família. A dança faz parte da minha vida, desde criança e agora, depois da melhor idade, que não é velhice, é vida, me sinto cada vez mais jovem. Não me sinto velha. Sempre digo que sou uma velha com espírito de jovem”, contou.

A ONG Para o Dia Nascer Feliz também fica na cidade de Santa Rita/PB, no Bairro da Liberdade. A quadrilha ainda tem um calendário cheio de apresentações e com muitas viagens. Confira a agenda dessa turma que de idosos não tem nada:

 

Dia 18 de junho – Se apresentam em Nerolândia, distrito de Santa Rita, fazendo a abertura oficial do São João desse distrito.

Dia 20 de junho – Se apresentam na comunidade São Pedro São Paulo, no Tibiri II, também em Santa Rita.

Dia 23 de junho – Viajam para a cidade de Guarabira.

Dia 24 de junho – Estarão na cidade de Juripiranga.

Dia 28 de junho – Abrirão o Festival Intermunicipal organizado pela ONG, em Santa Rita.

Dia 02 de Julho –  Estarão na cidade de Cajazeiras para encerrar as apresentações do período junino.

Comentários