Professores da UEPB fazem lançamento livros no Parque do Povo

Campina Grande, 18 de junho de 2014  ·  Escrito por Bruna Duarte, Jéssica Lopes  ·  Editado por Luan de Oliveira  ·  Fotos de Jéssica Lopes

Uma parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) trouxe pela primeira vez uma barraca de livros para o Parque do Povo. A ideia surgiu no ano de 2012, quando até então a própria universidade promovia o “Arraial do forró”, evento que durante um dia inteiro levava música, dança, trios de forró e um stand com livros escritos por professores da UEPB e de outras instituições de ensino.

Jessica Lopes (29)

Fidélia Cassandra, Autora de “Melikraton” em entrevista à imprensa.

O evento era realizado durante o mês de Maio na Praça da Bandeira, neste ano porém ele veio pela primeira vez veio para o Parque do Povo recebendo uma nova estrutura e formulação. Com o apoio do poder público, que aprovou o projeto, foi criada a cabine da Editora da Universidade Estadual da Paraíba, EDUEPB, que fica localizada na vila da imprensa ao lado da cabine do “Repórter Junino”.

Todas as terças-feiras virão ao Parque do Povo autores diferentes que estão com suas obras expostas. Na noite desta terça-feira, 17, pudemos contar com a presença dos professores Jorge Dellane, Jurani Clementino e da professora Fidélia Cassandra, todos titulares da UEPB. Os três mostraram-se animados quanto à oportunidade de conquistar novos públicos, divulgando uma cultura que está ficando esquecida.

Autora do livro  “Melikraton”, Fidélia é enfática ao dizer que nenhum dos meios de comunicação, sobretudo a internet, substituem o livro que é de suma importância para a sociedade.  “A leitura no Brasil não é uma atividade comum e iniciativas como essas, ajudam a criar esse hábito na população”, aposta a professora.

O professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB, conta que o objetivo do projeto não é vender livros e sim, divulgá-los, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a leitura. “A gente não vende, a gente cria oportunidade de leitura”, afirma o professor.

Jessica Lopes (57)

Preço baixo dos livros também é um atrativo.

A propagação da cultura popular também foi elogiada pelos autores que ainda parabenizaram a universidade pelo trabalho disponibilizar obras de qualidade a um preço acessível.  Jorge Dellani, autor de “As peripécias de um caçador de Et’s” diz ter ficado encantado com a possibilidade de conquistar novos espaços através do cordel, principalmente os jovens. Outro escritor que teve sua obra apresentada foi Jurani Clementino, autor do livro “O matuto que devolveu o trono ao Rei” em sua obra o autor retrata a região nordestina e o grande ícone da música nordestina o cantor e compositor Luiz Gonzaga.

As vendas ficam por conta da secretária da EDUEPB, e de Francisco Pereira, que estão na barraca de terça a domingo das 19:00hrs até a meia-noite. Os livros são vendidos a partir de R$ 3,00.

Comentários