Todo o ano no mês de junho Campina Grande vira parada obrigatória para os forrozeiros de plantão. Neste período a cidade fica tomada de turistas e pessoas de toda a região para curtir a festa.
Durante os 31 dias de festa no Parque do Povo o evento reúne artistas de todas as partes e de vários estilos musicais, entre eles o autêntico forró pé de serra, o forró eletrônico e o forró universitário.
A inclusão dos estilos universitários e eletrônico vem ganhando cada dia mais público e remodelando a característica da festa junina no Parque do Povo. Há quem acredite que as novas vertentes do forró tomam o espaço do famoso forró tradicional descaracterizando a festa junina .
O musicista Ramon Lima toca saxofone em bandas de forró eletrônico, mas revela sua admiração pelo autêntico forró pé de serra nas festas de São João. “O melhor forró pra mim é o tradicional porque é música de verdade e o estilizado não é! O forró estilizado tira a essência da festa junina e vai continuar tirando se os organizadores não mudarem o pensamento” diz o musicista.
Há também quem acredite que tem espaço para todo o tipo de música e que outros estilos de forró não desvalorizam a festa.
Para o forrozeiro Hercules Cunha o forró pé de serra continua sendo o melhor. “Tem que manter o forro tradicional, não pode acabar! Mas tem espaço pra todo o mundo… o forró tradicional nunca vai perder a força que tem, surgiu forró universitário, forró eletrônico mas o tradicional é a raiz de tudo e não tem jeito” afirmou Hercules.
De um jeito ou de outro essas alternativas do forró tem conquistado cada vez mais força e público nos festejos de um modo geral, e é assim, que o “Quartel General do Forró” faz a nossa festa.