Na noite do feriado religioso de Corpus Christi, data em que católicos veneram o sangue e o corpo de Cristo pela celebração da eucaristia, várias famílias lotaram o Parque do Povo em Campina Grande (PB), sede do Maior São João do Mundo. O local tornou-se um “playground” a céu aberto. O horário preferido pelos responsáveis por trazerem as crianças para conhecerem as tradições juninas é o entardecer.
Ao pôr-do-sol as largas avenidas da cidade cenográfica, com sua réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, do Cassino Eldorado e com seus vários arraiais de forró encheram-se de crianças. Nas mãos, os pequenos traziam balões de gás hélio apontados para o céu como setas e testemunhas da alegria infantil além de maçãs do amor, pistolas de água e guloseimas todas compradas por pais atenciosos.
O casal de magistrados Renata e Leonardo Paiva, seguravam pelas mãos o pequeno Leonardo, de 5 anos, e Isabela, de 2 anos. A juíza revelou que seus filhos adoram a decoração e as cores da festa e elogiou a organização do evento. “As ruas largas são ótimas para as crianças se movimentarem” comentou.
Em uma afirmação da pluralidade da comemoração, a técnica de enfermagem, Elizangela Dantas trouxe a filha, dois sobrinhos e um vizinho. “Hoje o dia é deles!” confessou ela com um sorriso. A tutora dessa turma animada conta que os pequenos adoram comer “ eles preferem crepes, cachorros-quentes e sorvetes”.
Álbum de Família Junino
Vários pais aproveitam os passeios com seus filhos no Maior São João do Mundo para atualizar o álbum de família. Vestem as crianças à moda junina e utilizam suas máquinas fotográficas e celulares para registrar todos os detalhes do momento. A atendente de telemarketing, Jaqueline Lima e seu esposo, o vendedor Renato Paiva, caracterizaram com os trajes juninos a pequena Iasmim, de 5 anos. Confidenciou que depois de comer e brincar a coisa que a garota mais gosta de fazer é posar para fotos.
Jaqueline Lima explica que faz questão de vestir a menina com roupas típicas para que desde pequena compreenda o quanto é rica a cultura da Paraíba. E declara repleta de orgulho “quero que minha filha cresça com os valores da terra dela”.