O São João de Santa Cruz do Capibaribe-PE não está restrito apenas às atrações do palco principal e do “Forró da Ema”. Todos os dias de festa, desde às 19h, apresentações folclóricas marcam a vila cenográfica.
Ontem (24), a Banda de Pífanos Tradição Capibaribe recepcionou os foliões na entrada da festa fazendo muitas pessoas começarem a dançar já no início da noite.
Também na noite de São João, se apresentou o Mamulengo Catanha, reunindo dezenas de pessoas e proporcionando muitos risos. O comerciante Manoel Lopes da Silva Filho, 68 anos, se emocionou durante a apresentação. “Eu via muitas encenações desse tipo quando criança, mas depois veio o progresso e impossibilitou que meus filhos tivessem a mesma infância que eu. Hoje eu estou conseguindo mostrar um Mamulengo, com características semelhantes às que eu via, aos meus netos que estão aqui comigo, e isso é um motivo de muita satisfação.”, disse.
O Grupo de Bacamarte Camêlos do Ingá também apresentou-se algumas noites, mostrando performances de atiradores de várias gerações, desde idosos que estão no grupo há mais de 50 anos, até crianças de 10 anos que atiram acompanhadas dos pais. O Grupo passou cerca de doze anos desativado, mas desde 2005 voltou suas atividades e todos os anos se apresenta nas festas juninas de Santa Cruz do Capibaribe e na zona rural de Brejo da Madre de Deus-PE.
Editado por Nayara Clênia