Cenário junino inspira cobertura das mídias locais

Campina Grande, 22 de junho de 2014

Por Rafael Gonçalves

Fotos: Rafael Gonçalves

 

jpb2

As apresentadoras Denise Delmiro (TV Paraíba) e Linda Carvalho (TV Cabo Branco) fazendo a transmissão ao vivo direto do Beco da Pororoca.

No mês de junho, Campina Grande respira novos ares. A cidade não apenas acolhe o Maior São João do Mundo, como também é transformada em seu conteúdo paisagístico. Por onde se anda, é possível ver bandeirolas coloridas, notar a presença maciça do xadrez e quadriculado, estruturas cenográficas que remetem ao bucolismo das cidades interioranas, grande predominância de personagens rurais e, com isso, o resgate histórico das tradições nordestinas. Um trabalho que é rico em detalhes e consegue transportar o passado para o presente. Estas belezas não ficam apenas nas fotos de recordação dos visitantes. Os cenários tornam-se ambientes de gravações de programas das TV’s locais, que exploram diversos temas da cultura nordestina.

Quando se fala em São João, lugares como a pirâmide do Parque do Povo, a Vila Nova da Rainha, o Arraial Hilton Mota, as barracas multicoloridas e a grande novidade deste ano, o Beco da Pororoca, vêm logo a mente, por serem lugares que configuram a história de Campina Grande. As emissoras locais ambientam seus programas nestes cenários que ajudam a propagar de forma ampla as belezas artísticas e  culturais, assim como traços arquitetônicos de obras tradicionais da região. A utilização destes lugares consegue envolver o telespectador que contempla as peculiaridades dos festejos juninos.

Programas como Momento Junino (TV Borborema), Itararé Junino (TV Itararé), JPB Especial (TV Paraíba) e Arraial da Correio (TV Correio) envolvem um grande número de funcionários nas produções ligadas as tradições do Nordeste. De equipe Jornalística a técnicos que põem o sinal no ar, passando por pauteiros, produtores, cinegrafistas e pessoal de apoio, o trabalho é planejado muito tempo antes para que a cobertura ocorra fidedignamente ao que a cidade vive.

 

JPB

Beco da Pororoca, um dos cenários que integra a paisagem junina no Parque do Povo.

Rafael Melo, editor do JPB1ª edição, da TV Paraíba, ressalta que realizar uma abordagem mais humanizada, que vá além do estrutural e quantitativo, é o intuito principal da equipe. “A gente faz um planejamento e estuda como vai abordar os assuntos. É um desafio porque todos os anos, a gente tem o São João, mas também temos pautas, assuntos e contextos diferenciados que podem ser abordados”, conta. No sábado, 21, o telejornal foi transmitido do Beco da Pororoca, uma das novidades cenográficas no Parque do Povo. As apresentadoras Denise Delmiro e Linda Carvalho estiveram à frente da atração. “No ano em que Campina Grande completa 150 anos, a gente resolveu abordar este lugar, primeiramente, pela estética, por ser muito bonito. Segundo, pela singeleza do conteúdo. A gente explicou que aqui estão representados os costumes de um povo interiorano, das vilas, das pessoas simples”, finalizou.

“Jornalismo é planejamento. Senão, não sai”. Esta afirmação da apresentadora Denise Delmiro reflete bem a dinâmica criada para estruturar cada edição. Segundo ela, o trabalho com reuniões de pautas extras e pesquisa sobre as novidades do São João começa dois meses antes do inicio das festividades. “O São João é a época do ano em que a gente mais trabalha, mais se dedica. Tem que está disponível 24 horas por dia. A TV regional tem esse dever de mostrar o que tem na cultura local, que as pessoas têm que exaltar e também abrir os olhos. A gente tanto mostra o olhar mais crítico, como o festivo”.

 

edição do texto: Adriana Alves Rodrigues

Comentários