Foi realizado no último sábado (21), na cidade de Cuité, a 250 quilômetros da capital João Pessoa, a abertura dos festejos juninos. Há 18 anos, a cidade de Cuité realiza o maior São João da região.
A festa aconteceu no arraial da serra, localizado no pátio da feira livre. Desde as primeiras horas do dia, a movimentação de turistas e barraqueiros pela cidade era intensa. De acordo com os comerciantes, a cada ano a festividade vem progredindo, aumentando gradativamente a economia local. Por ser uma cidade tranquila e com clima serrano, Cuité recebe anualmente visitantes de todo o Brasil.
Houve grandes inovações no São João desse ano, além da arrecadação de 1 kg de alimento para quem se dispôs a ajudar o banco de alimentos do município, teve também a implantação do salão do artesanato Maria José Barros de Andrade, um espaço projetado onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer e comprar produtos produzidos por artesãs do município. A criação do calçadão Rafael Medeiros, por sua vez, abrilhantou a entrada do arraial da serra. O evento contou com dois palcos e, diferente dos anos anteriores, tiveram suas posições modificadas para melhor acomodação do público presente.
O Secretário de Cultura e Turismo do município de Cuité, Sr. Jeancarlo Sousa falou um pouco sobre as mudanças na estrutura da festa. “As principais mudanças foram a questão da entrada, temos uma entrada agora pelo calçadão, o banco de alimentos para que as pessoas possam contribuir e fechamos o arraial por questão de segurança, porque tem carros, motos e muitas saídas, temos melhor centralização e melhor localização, contaremos ainda com serviços de socorro com o SAMU e a polícia. Temos as mudanças da localização dos palcos, tendo em vista que o arraial esse ano faz 18 anos e ele cresceu, estava muito apertado onde esse palco ficava, então mudamos a posição para as pessoas ganharem o largo do arraial e se divertirem”.
Após a abertura oficial e a queima de fogos, houve shows com as bandas Espora de Ouro, Farra de Patrão e Beijo com Batom. O evento segue até o dia 28 de junho, encerrando com o I Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas.