A Prefeitura Municipal de Ingá juntamente com a Secretária de Bem estar e Ação Social promoveram mais um “Festival de quadrilhas” na cidade do Ingá, no último sábado (21). Com integrantes de todas as idades as quadrilhas participantes encheram a rua Presidente João Pessoa,centro da cidade, com cores, alegria e um gingado contagiante.Com uma equipe responsável e engajada, o evento contou com a coberturas dos mais diversificados meios de comunicação.
O Secretário de bem estar e ação social, Alex Vilas Boas destacou os principais objetivos desse projeto, “ o objetivo é levar a população o que é de direito deles e dever nosso como gestão pública, com uma qualidade de vida melhor. O nosso foco na ação social, desde o início é trabalhar as famílias, e além desse período junino temos outros trabalhos como: a orquestra de violão, o coral e o reforço escolar do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), além da parte de capacitação profissional para os adolescentes e no caso dos pais e dos idosos temos cursos de culinária e artesanato.”
A apresentação do evento e das quadrilhas juninas ficaram por conta do Sr. Irapuan Vaz de Medeiros. A primeira à expressar toda sua desenvoltura e simpatia foi a quadrilha “Alegria de Viver “ que pela segunda vez participa do evento e é formada apenas por idosos que mostram nas sua feições que para dançar e ser feliz não têm idade certa. Logo em seguida a junina do PETI “Moleca Sapeca”,trouxe para o público “a dança do pau das fitas “,onde crianças entrelaçam fitas em torno de um pau, depois desfazem a trança e finalizam com uma parte de dança tradicional da quadrilha. A terceira a vir a público, era a mais aguardada, a “Junina Morango do Nordeste” com integrantes do programa ProJovem, que este ano,trouxeram como tema “Retirantes: o sonho do sul Maravilha “ que dramatiza o sofrimento de uma família pobre onde o patriarca, deixa o seu lar para ir em busca de emprego no sul do país, a busca por uma vida melhor não dá certo e ele retornar para sua casa, a apresentação segue com a realização de um casamento,trazendo passos elaborados dentro do contexto junino.
Com a coordenação de Ivamara Ramos e Val Gomes, e apoio e a colaboração do coreógrafo e estilista Etialis Bezerra do Nascimento Alexandre as três primeiras quadrilhas que participaram do evento são natas da cidade.“ Em primeiro lugar com as crianças, não é só na dança que trabalhamos, mas também na educação, desde da maneira de se comportar até a execução das coreografias, transformando a energia deles em algo cultural, nesse caso a dança, já na quadrilha dos jovens buscamos despertar o espírito de competição, foram 4 meses de luta, participamos do concurso do Agreste e ficamos em 5° lugar e pra gente foi muito gratificante. Com os idosos, que são mais maduros a quadrilha e a dança atuam como uma terapia,é muito legal.” afirmou o coreógrafo.
Encerrando a noite ainda apresentaram-se a quadrilha “Cerradrilha”, de Serra Rajada distrito da cidade de Riachão do Bacamarte e a quadrilha “Chamego Medonho” com o tema: ” Cícero o santo do povo”, da cidade de Esperança.