Corrida de jegue em Alagoa Grande em clima de Copa do Mundo

Campina Grande, 25 de junho de 2014  ·  Escrito por Tamyres Dysa  ·  Editado por Antonio Andrade  ·  Fotos de Tamyres Dysa
20140624_161635

Jegue enfeitado com motivos da Copa do Mundo

As tradições juninas são bastante diversificadas, e em meio a essa diversidade está a corrida de jegue, que ocorre todos os anos em algumas cidades paraibanas. Na tarde do dia 24, a cidade de Alagoa Grande realizou mais uma edição da tradicional Corrida de Jegue, para manter a tradição aderida desde 1999.  Segundo o organizador Aroldo José, a ideia de realizar essa brincadeira foi do professor da UFCG, Rafael Rodrigues, porém os dois fizeram a parceria a partir do ano 2000, contando com a ajuda da comunidade da Vila São JoãoAroldo explicou que as inscrições para participar do evento são feitas gratuitamente e com parte do apoio que recebem da prefeitura municipal a realização é garantida. Contudo, os participantes recebem uma premiação em dinheiro do primeiro ao sexto lugar, além de ganharem troféus pela vitória.

20140624_165325

Quadrilha da comunidade Vila São João

A comunidade Alagoagrandense participa com muita alegria todos os anos da corrida de jegue que não se trata apenas de uma busca pela linha de chegada, o jegue mais enfeitado também é premiado, e pelo quinto ano consecutivo, o vencedor dessa categoria foi o jegue  que recebe o nome de Xuxa. Antonio Kleber, o responsável pela caracterização de Xuxa, conta com uma equipe de oito pessoas para enfeitar a estrela da festa. Xuxa foi o destaque por chamar tanto a atenção caracterizado de verde e amarelo e por ter atraído as crianças presentes.

Ao final da competição, o primeiro lugar foi para o competidor Tobi, que recebeu uma premiação de 350 reais. Após a  corrida a Vila São João recebeu a apresentação de uma linda quadrilha infantil da comunidade, que apresentou também um casamento matuto muito atrativo ao público. O diferencial da corrida de jegue deste ano foi o sentido duplo do visual e da energia do público que mesclou a festa junina e a Copa do Mundo.
Comentários