Cantigas Populares fazem parte do contexto histórico junino e também das brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam as melodias, podendo executar coreografias acerca da letra da música. É uma grande expressão popular e acredita-se que pode ter origem de um autor popular ou nascida anonimamente na população. As cantigas ultrapassam gerações e fazem parte do contexto junino.
São compostas de melodias simples e sem modulações, uma letra fácil de memorizar, recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da simples música uma brincadeira que ultrapassa gerações. Geralmente essas canções são acompanhadas pelo som de violão, rabeca, clarineta solista e, hoje, também, a sanfona e o pandeiro. Por essas cirandas serem bastante antigas e com caráter popular, hoje em dia não estão presentes na realidade infantil como antigamente, devido aos avanços tecnológicos e seus novos entretenimentos existentes que ocupam o tempo dos pequenos.
Atualmente são normalmente usadas para diversão de crianças que estão vivenciando o período do colegial, ou estejam em creches, parques, etc. E esse resgate é que faz o diferencial para a criançada na época das festas juninas. Você conhece esse trecho: “Capelinha de Melão, é de São João, É de cravo é de rosa é de manjericão. São João está dormindo não acorda não, Acordai, Acordai, Acordai João “? Mas afinal, o que é Capelinha de Melão?
A “capela de melão”, se for imaginar pela simplicidade da letra em volta do santo, é apenas uma devoção; mas não é apenas isso. Essa história começou no Rio Grande do Norte. Segundo nossas tradições brasileiras, a palavra capela é referente ao encontro de pessoas para celebrar a festa do santo São João, onde em Portugal é representada por uma coroa de flores ou folhas.
As dançarinas se apresentam em pares, cada uma com uma “capelinha de flores” na cabeça, também suas roupas e sapatos são brancos, elas são divididas em duas alas, entre as quais caminha a Diana, figura clássica, com faixas azul e vermelha entrecruzadas no busto. Em símbolo de homenagem ao Santo, elas cantam e dançam com uma lanterninha nas mãos, dentro tem uma vela acessa e também uma bandeirola de São João. Cada dançarina possui uma tira larga de cetim (normalmente papel crepom), vermelho ou azul, que, partindo do ombro esquerdo, termina por um grande laço na cintura direita.
E no trecho: “São João está dormindo, não acorda não, Acordai, Acordai, Acordai João”. Por que acordar São João? Dizem os populares que São João era muito festeiro e justamente no dia 24 de junho resolve dormir, diz à tradição que caso ele perceba a festa que está acontecendo nesse dia, ele volta pra terra a fim de vê-la. Sabia que a tradição dos fogos de artifícios veio desse principio? “Acordar o João” com o som dos fogos e o chamar para esse grande arraial.
CAPELINHA DE MELÃO – Cantigas Populares
“Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai!
Acordai, João! “