Projeto Fé e Cultura chama atenção de visitantes no Parque do Povo

Campina Grande, 2 de julho de 2014  ·  Escrito por Valdênia Soares e Tamyres Dysa  ·  Editado por Felipe Valentim  ·  Fotos de Karlla Ferreira
Bispos que passaram pela Diocese de CG são retratados em exposição

Bispos que passaram pela Diocese de CG são retratados em exposição

Realizado pela Diocese de Campina Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Projeto Fé e Cultura visa proporcionar, não somente aos fies, mas ao público em geral, a difusão da arte na religiosidade, através de quadros, obras e objetos que remetem à história tanto da Diocese, que está completando 65 anos, como dos santos juninos.

Em seu segundo ano consecutivo, o projeto — que tem sede no Parque do Povo – apresenta diversas atividades religiosas, no contexto do Maior São João do Mundo, como bandas católicas em frente a réplica da Catedral, localizada na cidade cenográfica montada no Quartel General do Forró. Na exposição interna da Catedral, encontram-se quadros com fotos dos bispos que já passaram pelo comando da Diocese, além da réplica de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira da instituição religiosa aqui na cidade. No que se refere aos santos juninos, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, ganharam, além das réplicas de suas imagens, um espaço rico em religiosidade e cultura, onde pode ser contada um pouco da história e importância de cada um destes santos para os festejos juninos.

Grupo musical fez parte da programação do Projeto

Grupo musical fez parte da programação

Instalada desde o dia 23 de junho — véspera de São João – a exposição e as apresentações musicais terminarão juntamente com o Maior São João do Mundo, no dia 6 de junho. Logo depois seguirá um roteiro itinerante pelas 20 paróquias que formam a área pastoral da Diocese de Campina Grande. Segundo o curador responsável pela montagem da exposição, André Oliveira, o projeto tem a coordenação geral do Padre Ranieri e conta com uma equipe de divulgação na parte musical e no museu. ‘’Esse é um evento conhecido a nível mundial e nada melhor do que existir um espaço que explique de onde ele nasceu. Falar de religiosidade, da cultura popular, na devoção do povo nos santos juninos é muito importante’’, afirma André.

Turista fala a equipe do RJ, logo após conferir exposição

Turista fala a equipe do RJ, logo após conferir exposição

Entre os muitos visitantes que já puderam apreciar todos os detalhes da exposição, a turista do estado de São Paulo, Carmem Silva, revelou que a questão da religiosidade junina é a sua parte preferida nos festejos de São João. “Adorei o espaço, principalmente a maneira como está sendo relatada a vida de cada santo”, destacou a paulista, que levou a família pela primeira vez ao Parque do Povo.

Além dos materiais disponíveis nesta exposição no Maior São João do Mundo, outras peças do acervo da Diocese serão inseridas para a visitação nas 20 paróquias, para que outras comunidades conheçam a história da Diocese de Campina Grande, da sua padroeira, dos bispos que pela cidade passaram e os santos juninos que expressão a riqueza e fé da região.

Comentários