Adonhiran Ribeiro dos Santos, historiador e professor do departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concedeu uma entrevista para o programa “Conversa Livre” da Web Rádio UEPB sobre as tradições juninas em Campina Grande e também falou um pouco sobre o Museu Vivo do Nordeste o qual ele é o idealizador.
O professor contou que fez do quintal da sua casa um museu devido ao grande amor que ele tem pela cultura nordestina. A coleção de artefatos conta com mais de 500 peças catalogadas e procura mostrar da forma mais realista possível a vida do homem nordestino com peças a exemplo do pote de barro e pilão de madeira.
“No entorno do museu existem facheiros, mandacarus, macambiras de tal maneira que as pessoas que visitam o museu têm a sensação de estarem fazendo um mergulho na cultura nordestina” afirma Adonhiran. No museu também são realizados eventos culturais como teatro, música, cinema, participação de trios pé de serra e oficinas de arte.
O Museu Vivo do Nordeste fica localizado na Rua Manoel Joaquim Ribeiro, 239, bairro de Bodocongó em Campina Grande, é mantido por Adonhiran, porém recebe apoio da Universidade Estadual da Paraíba e está aberto à visitação.
Ouça o Programa Conversa Livre com Adonhiran Ribeiro: