Quem nunca desejou ter seu rosto retratado em um desenho? O 20º Salão de Artesanato cedeu espaço ao artista Sócrates Gonçalves que, através de traços perfeitos, faz caricaturas entre 3 e 10 minutos por pessoa.
Esta modalidade de expressão artística exagera as características de pessoas de forma engraçada, destacando aspectos específicos de cada um. A história retrata o termo caricatura, do italiano caricare, como carregar, exagerar e aumentar algo em proporção, ou seja, destacar de forma exagerada algo que lhe chama atenção na fisionomia das pessoas.
Segundo o caricaturista Sócrates Gonçalves, que pela 3ª vez participa do Salão de Artesanato e há aproximadamente 5 anos trabalha com caricaturas ao vivo, sua paixão por desenho surgiu desde a infância e a partir do convite que recebeu para trabalhar em uma feira, foi possível descobrir que é muito mais divertido desenhar ao vivo do que sozinho.
Ele ainda explicou que a caricatura é uma diversão lucrativa e uma forma de não parar nos 30 dias do São João de Campina Grande e recebe a visita de vários turistas. Quando está desenhando, procura conversar com a pessoa que está sendo retratada de forma divertida, arrancando sorrisos.
É possível encontrar no espaço de trabalho estampados em um banner, seus desenhos favoritos e mais divertidos. Ele contou que este ano a demanda de produção foi enorme, “as pessoas costumam fazer, se divertir e trazer os amigos”, revelou.
No Salão de Artesanato, este serviço está localizado na tipologia habilidades manuais. Das 15h às 18h, Joel Pereira realiza os desenhos, e das 18h às 22h Sócrates faz a produção. O serviço custa 20 reais (por pessoa) e a caricatura é recebida na mesma hora.