Grupo Acauã da Serra faz apresentação no Teatro Severino Cabral

Campina Grande, 10 de julho de 2014  ·  Escrito por Valdênia Soares e Nilmara Beserra  ·  Editado por Glêbson Rodrigues  ·  Fotos de Karollina Oliveira
Apresentação do Grupo Acauã da Serra no Teatro Municipal Severino Cabral

Apresentação do Grupo Acauã da Serra no Teatro Municipal Severino Cabral

Fazendo o público vibrar com suas danças e representações folclóricas, o grupo Acauã da Serra apresentou-se, na noite da  sexta feira (04), no Teatro Municipal Severino Cabral.O grupo homenageou o cantor, compositor e reitor Rangel Junior, o músico Biliu de Campina e um dos principais integrantes da equipe, Raimundo Formiga.

 

Após três anos sem apresentações, o grupo folclórico da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) retornou aos palcos trazendo as características da cultura popular nordestina em Campina Grande. O espetáculo contou com cinco tipos distintos de apresentações, a exemplo de “Quadrilha”, “Sequência Nordestina”, “Cocos e Cirandas”, “Xaxado” e “Festa do Rosário”. Cerca de 36 pessoas comporão “Festas Populares: Rainha da Borborema”.  Acauã da Serra é dirigido Agnaldo Barbosa e Roberto Gomes.

 

“É um dos principais elementos da cultura, não só de Campina, mas de todo o Brasil. Nós já estivemos em solo europeu, mas sempre levando o nome da cidade, o nome da universidade e divulgando, sempre, as danças que estão dentro do território nordestino”, afirmou Agnaldo Barbosa quando perguntado sobre o destaque e reconhecimento do Acauã da Serra.

 

O grupo existe desde 1986, tendo passagem por diversos festivais nacionais e internacionais. Em 1994 na Itália, ganhou prêmio de primeiro lugar no festival Italiano na cidade de Marcomia. Em 2000 recebeu o primeiro premio troféu Imprensa da Paraíba, conferido pelo sindicato profissional dos jornalistas. Em 2003 recebeu a medalha Augusto dos Anjos da Assembléia Legislativa da Paraíba e em 2004 representou o Brasil no Festival Latino- Americano em Milão na Itália. No Brasil participante de festivais folclóricos em Belém do Pará- PA, Passo Fundo –RS, Caruaru -PE, Olimpia – SP dentre outros estados. Em agosto de 2007, uma tragédia abalou o grupo, a sede foi incendiada mobilizando os participantes do Acauã da Serra de realizar espetáculos.

 

No ato da apresentação, os artistas do cenário local contemporâneo Rangel Junior, Biliu de Campina e Raimundo Formiga foram homenageados pelo apoio e incentivo ao grupo. Os três subiram ao palco e receberam das crianças, filhas de dançarinos do grupo, a láurea através de uma placa.

“É algo novo. Sempre acompanho a historia da Acauã e sempre apoiei. Fui vice-reitor da UEPB em 1996, o grupo já existia e tinha dificuldades enormes. Talvez essa homenagem tenha muito haver com isso, muito mais do que o meu trabalho como artista, pela relação que eu construído com o próprio Acauã. E se eles fazem uma referencia hoje ao meu trabalho como artista e cantam uma canção minha, pra mim esse é o maior prêmio”, diz, Rangel, sobre ser homenageado pelo grupo de tradições folclóricas.

 

Biliu de Campina - Artista Homenageado

Biliu de Campina – Artista Homenageado

 

“Em primeiro e único lugar esse tipo de homenagem, é uma espécie de reconhecimento. Acauã é um grupo de representa a história de Campina Grande em seus 150 anos. É um grupo que dança tudo, representa tudo, e ser homenageado por eles significa muito.”, afirma o cantor e compositor, Biliu de Campina.

 

Raimundo Formiga, que iniciou carreira no grupo em 1992 e estará se ausentando nos próximos dias por motivos pessoais, destacou: “Eu vim fazer esse número como a minha despedida. Pra mim, essa homenagem foi um presente de todos os meus anos no Acauã da Serra”. concluiu Formiga.
“O Acauã tem representado a UEPB, tanto aqui dentro da própria universidade como fora dela, na Paraíba, no Brasil e no mundo inteiro. A UEPB apoia e da sustentação ao Acauã da Serra e, para mim, é sempre um prazer acompanhar o trabalho que é feito por eles”, finaliza, Rangel, sobre a importância do Acauã para a Universidade Estadual da Paraíba. Estando em presente em maior parte dos eventos oferecidos pela instituição, hoje, o grupo de tradições Acauã da Serra é visto como um patrimônio da universidade. Os ensaios do grupo acontecem regularmente no Centro Artístico-Cultura da UEPB.

Comentários