Quando se trata de conhecer a cultura e peculiaridades de uma região viajar é a opção preferida de muitas pessoas. No período junino, milhões de turistas vêm a Campina Grande para aproveitar os festejos do Maior São João do Mundo e, consequentemente, o quesito hospedagem tem que receber uma atenção maior. Para acolher de maneira hospitaleira a demanda de visitantes, a prefeitura da cidade elabora o projeto Hospedagem Alternativa, uma vez que a rede hoteleira não é compatível com a dimensão da festa.
Os hotéis e pousadas esgotam suas reservas muito antes do mês de junho, e quem costuma deixar o arrasta pé para última hora, pode procurar a coordenadoria de turismo da prefeitura de Campina Grande a fim de receber uma indicação de estadias diversificadas. A contadora Inês da Silva, é fã da festa e opta pela hospedagem alternativa “como frequento junto com minha família, vejo na hospedagem alternativa uma opção mais caseira de estadia, me sinto como se estivesse na minha própria casa”.
Casas, pensões e apartamentos são inscritos para se tornar estadias dos visitantes da festa. Esses imóveis passam por uma avaliação da Gevisa (Gerência de Vigilância Sanitária) e após aprovados são disponibilizados no portal do evento. Segundo o coordenador de turismo, Gustavo Pontinelli, a hospedagem alternativa é um sucesso. “Em 2011 mais de 150 imóveis, entre apartamentos, casas e cômodos foram cadastrados, no entanto pelas condições de habitabilidade 120 foram selecionados. Em 2012 o show de cidadania continua com estimativa de 200 imóveis cadastrados para os turistas ficarem em Campina Grande e não precisarem se deslocar a outras cidades. Ganha o turista, o dono do imóvel e a nossa cidade”.
Muitos campinenses abrem as portas de seus lares para receber os turistas que chegam para o São João, essa prática contribui com o fortalecimento do potencial econômico da festa. O comerciante Rivonildo Pereira cadastrou seu imóvel em 2011 e diz “foi uma experiência muito boa, alugamos a casa para quatro pessoas, e em 2012 só não vou participar por que já estamos com gente no local”.
O Maior São João do Mundo é um empreendimento artístico-cultural que só em 2011 gerou R$ 100 milhões em Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). São 500 atrações regionais e nacionais, que se concentram numa estrutura com bares, restaurantes, camarotes, palcos e palhoças de forró. No quartel general do evento, o Parque do Povo, também se apresentam quadrilhas juninas, grupos folclóricos, repentistas, cordelistas e violeiros que enriquecem a festa.
Reportagem: Emmanuela Leite
Foto: Emmanuela Leite
Edição: Roberta Lucena