Professores e alunos participam de Simpósio de Gamificação na UFCG

Campina Grande, 6 de fevereiro de 2015

DSC_0042

Com o tema “Interculturalidade e projetos internacionais”, o evento reuniu professores e alunos dos Departamento de Comunicação Social e Computação, da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, no Auditório do Laboratório de Sistemas Distribuídos, na UFCG. O simpósio contou com a presença do professor e pesquisador alemão Elmar-Laurent Borgmann, da University of Applied Science, da Alemanha, que conheceu as propostas, funcionalidades e como ocorre a integração entre os projetos Repórter Junino (UEPB), Revista Xique-Xique (UEPB) e plataforma da web desenvolvida pelo ClipCult (UFCG). Os participantes discutiram e traçaram ideias sobre como a área acadêmica pode elaborar projetos que possam promover a cultura nordestina e possibilitar uma ampliação das formas de produção audiovisual, usando os sistemas digitais e a internet como uma aliada do processo.

A plataforma desenvolvida pelo projeto Clipcult visa massificar a experiência que já é proporcionada no Repórter Junino. Um jogo chamado “FeliCidade”, que ainda está em desenvolvimento, possibilitará aos usuários inúmeros desafios, mistérios, obstáculos, punições e premiações. E, através do entretenimento, será possível aprender várias técnicas de elaboração de conteúdo jornalístico. “O clipcult tem essa proposta de abrir essa plataforma tecnológica da internet para que todos possam experimentar o prazer de elabroar um pequeno vídeo que conta a história, valorizando a cultura e história de nossa cidade”, explica o coordenador do projeto, Marcelo Barros. 

O jogo conta com alguns recursos básicos do jornalismo para instruir os usuários numa produção mais elaborada. Segundo Marcelo Barros, o projeto visa, também, a internacionalização da iniciativa. “O usuário vai participar de um concurso, que vai durar entre 4 e 6 meses, onde ele vai produzir seu vídeo, os melhores serão apresentados, selecionados e premiados em Paris.” O FeliCidade será testado, no fim deste ano, em escolas. O intuito é atrair a atenção de crianças e adolescentes em idade escolar e estimular a valorização da cultura regional.

O professor Fernando Firmino, coordenador do projeto Repórter Junino, conta que a parceria com o Clipcult vem para agregar no aperfeiçoamento da produção jornalística. “O Repórter Junino entra pelo viés do treinamento dos estudantes, com uma plataforma que está sendo desenvolvida para treiná-los com a tecnologia 3D”, conta. Firmino frisa que a parceria está sendo feito com o departamento de Sistemas de Comunicação através do Atelier de Computação e o foco é valorização cultural e o registro da memória das tradições nordestinas. “O projeto é uma cidade digital, em que serão produzidos vídeos. Não é uma produção profissional, mas a produção das pessoas comuns. E a proposta diferencial do Clipcult é que elas poderão receber técnicas, aperfeiçoamentos e cursos através dessa plataforma, muitas das vezes, sem perceber, pois esses recursos estarão embutidos”. 

Com as parcerias  internacionais, os projetos Repórter Junino e Clipcult pretendem internacionalizar as iniciativas que unem cultura, tecnologia e resgate histórico. 

Após conhecer a proposta dos projetos, o pesquisador Elmar-Laurent Borgmann conta que a inciativa é de extrema importância por causa do seu alcance ilimitado. “Eu acredito que a mídia tem um papel muito forte na propagação da cultura, porque a cultura é frequentemente reservada para apenas poucas pessoas. Eu acho que isso torna a cultura muito mais acessível para um número maior de pessoas.”

Texto: Rafael Gonçalves
Fotos: Kaio Lenno e Bruna Duarte

Comentários