Faltando menos de um mês para o inicio dos festejos juninos, as oficinas do II curso intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem, promovido pelos projetos Repórter Junino e Gente Nossa do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da UEPB, continuam a todo vapor. Hoje (06), o professor Rosildo Brito do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG ministrou a oficina de técnicas de entrevista e reportagem mostrando aos alunos um olhar muito mais analítico do que técnico, pois um bom entrevistador pode transformar conversas aparentemente inócuas em grandes depoimentos e, assim, deixar o texto jornalístico ainda mais rico.
Ao falar sobre a importância das oficinas para o projeto Rosildo ressaltou: “Sabemos que é um momento muito importante, pois o Repórter Junino sendo este grande laboratório, os alunos vão colocar em prática o exercício do jornalismo e o que debatemos é importante para discutir e repensar criticamente a entrevista jornalística”. Durante a oficina, os estudantes participaram com comentários que enriqueceram ainda mais a tarde hoje. “Mais uma vez a sala ficou lotada. Durante a oficina os alunos foram proativos e participaram com perguntas e comentários”, complementou.O curso intensivo juntamente com os projetos é um momento único para aprender e exercitar o que é ensinado em sala. Os estudantes passam a ter uma visão mais ampla e crítica para fazer além do jornalismo factual e realizar uma cobertura dos festejos juninos com domínio das técnicas jornalísticas e conhecimento da cultura do São João e da cultura popular.
Nesta quinta-feira (07), as oficinas têm continuidade com o tema ”produção audiovisual”, ministrada pela professora Agda Aquino, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba que enfocará nas técnicas de produção a partir da fotografia e do vídeo e nas estratégias para a cobertura junina. A oficina será realizada no auditório II. Na sexta-feira, a última oficina da semana será “smartphones, tablets e apps no jornalismo” com Fernando Firmino, professor do Curso de Comunicação Social – Jornalismo. A oficina abordará o uso de tecnologias móveis no jornalismo para apuração, edição, distribuição e compartilhamento de conteúdos, além de atividades práticas de reportagem e transmissão ao vivo durante a oficina. Na próxima semana ainda ocorrerão outras oficinas e palestras. Veja a programação completa.
Reportagem: Karollina Oliveira e Dayara Sousa
Reportagem em vídeo: Wesley Farias
Edição: Fernando Firmino