O quinto dia do II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem dos projetos Repórter Junino e Gente Nossa, do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, teve como tema principal Smartphones, Tablets e Apps no Jornalismo. A oficina, ministrada pelo professor Fernando Firmino, na sexta (08) no auditório II do Centro de Integração Acadêmica, serviu para a discussão do uso da tecnologia móvel na produção jornalística e sua aplicação nos projetos desenvolvidos pela instituição durante os festejos juninos.
De acordo com o professor Firmino, “essas oficinas são fundamentais, principalmente para a preparação da equipe. Como trabalhamos com vários formatos na área digital, como áudio, vídeo e fotografia, é fundamental que a equipe esteja preparada.”
Assuntos como técnicas de uso dos aparelhos móveis, equipamentos, qualidade do material produzido, apuração, edição e compartilhamento de conteúdo também foram abordados na ocasião. Um direcionamento mais engajado nas redes sociais, como Instragram e Facebook, para aproximação com o público também foram pontos destacados pelo professor durante a oficina para aperfeiçoamento das estratégias do projeto durante a cobertura do São João.
Ainda outras três oficinas serão realizadas na próxima semana no II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem voltado para os estudantes.Os temas seguintes são técnicas de locução, na segunda-feira, os festejos juninos, representações culturais e cobertura jornalística, na terça-feira e as estratégias de redação para narrativas convergentes, na quarta-feira. Na quinta-feira ocorrerá uma palestra com o professor convidado, Esdras Marchezan, sobre reportagem multimídia.
Reportagem: Fernanda Leite
Vídeo reportagem: Wesley Farias
Edição: Fernando Firmino