Folkcom homenageia cineasta e 50 anos da rede Globo

Campina Grande, 18 de maio de 2015
Bem-casados oferecidos aos noivos e convidados que participaram do casamento coletivo

Bem-casados oferecidos aos noivos e convidados que participaram do casamento coletivo. Crédito: Agda Aquino

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) promovem, de 1 a 3 de junho, em Campina Grande, o 12º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. “Além de marcar seu retorno ao Teatro Rosil Cavalcanti, no Parque do Povo, onde acontece o Maior São João do Mundo, o evento fará duas homenagens especiais, considerando a contribuição que prestaram ambas, do ponto de vista antropológico e etnográfico, à revisão da nossa formação cultural regional e nacional”, diz o coordenador do seminário Luiz Custódio da Silva. Na tarde do dia 1º será realizada uma mesa redonda com o cineasta cearense Rosemberg Cariry, expoente do cinema nordestino contemporâneo. À noite, o evento terá a conferência do jornalista gaúcho Marcelo Canellas, um dos principais nomes do telejornalismo brasileiro que falará sobre a importância da cultura popular nos 50 anos da Rede Globo.

folkcom 2015 (2)

Seminário tratará da sociedade midiatizada e dos 50 anos da Globo. Crédito: cartaz Arão de Azevêdo

Abordando o tema folkcomunicação e cultura popular na sociedade midiatizada, do audiovisual às redes sociais, o seminário será marcado ainda por quatro eventos paralelos – Mostra de Cinema Rosemberg Cariry, Mostra Festejos Juninos no Nordeste, Mostra de Oficinas e Mostra do Livro Universitário. A primeira ocorrerá no Cine São José, na manhã e tarde dos dias 2 e 3 de junho, sendo aberta gratuitamente ao público em geral. “Exibindo películas que marcaram a filmografia do cineasta cearense, como Corisco e Dadá e Os Pobres Diabos, o mais recente, a mostra fará uma retrospectiva de como a obra de Rosemberg simboliza uma das maiores contribuições da cinematografia nacional à expressão de nossas manifestações culturais locais”, explica o presidente da Academia Paraibana de Cinema (APC) Moacir Barbosa de Sousa.

A segunda mostra, realizada na tarde do último dia do seminário, no Teatro Rosil Cavalcanti, terá como objetivo apresentar a cobertura da televisão regional às festas juninas. Representantes das TVs Arapuan, Borborema, Correio e Itararé exibirão um compacto do que produziram de mais rico nos últimos anos sobre os festejos na Paraíba, destacando os arraiais, carros-chefe da programação das emissoras durante o mês de junho. A diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste Jô Mazzarollo exporá o programa São João do Nordeste, um dos mais antigos e de maior repercussão da TV regional. “Trata-se na verdade de um projeto com vários programas especiais que apresentam a riqueza e a diversidade cultural da festa, incluindo a transmissão da etapa final do Festival de Quadrilhas Juninas e exibição ao vivo dos melhores eventos da região, como o Maior São João do Mundo”, ressalta a jornalista.

Oficinas
Já a Mostra de Oficinas, promovida na manhã do dia 2 de junho, será realizada em diversos locais. O Centro de Integração Acadêmica (CIA) da UEPB e a Unidade de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Bodocongó, concentrarão os minicursos destinados aos estudantes universitários e outros segmentos da comunidade, como Crítica Cinematográfica, Produção Audiovisual e Rádio Comunitária. Ao mesmo tempo projetos classificados no Prêmio Mestres da Educação do Governo do Estado e oficinas envolvendo temas como Moda e Cultura Popular, Cordel em Rede e Fotografia, Etnia e Diversidade Cultural estarão sendo desenvolvidos em escolas da rede estadual e municipal, localizadas em bairros centrais e periféricos da cidade. A intenção neste caso será contemplar professores e alunos de ensino fundamental e médio, com uma proposta de educomunicação que visa promover a leitura crítica da relação entre a cultura popular e a produção audiovisual contemporânea.

Mostra do Livro Universitário
Somando-se às demais será realizada, também no Teatro Rosil Cavalcanti, a IX Mostra do Livro Universitário. Organizada pela Editora da UEPB, a feira transcorrerá durante os três dias do evento, expondo e comercializando a preços acessíveis dezenas de títulos nas áreas da comunicação, cultura e humanidades, publicados pela Eduepb e uma série de editores universitários. Um dos livros a serem lançados será o ebook que leva o nome do seminário e reúne, além dos trabalhos apresentados na edição do evento em 2014, uma coletânea de estudos de pesquisadores da folkcomunicação no Brasil e América Latina.

Promovido pelos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da UEPB e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o 12º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular conta com apoio da Prefeitura de Campina Grande e Governo do Estado. Colaboram com o evento também a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, Coordenação de Produção Audiovisual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), os programas de pós-graduação em Formação de Professores da UEPB, Jornalismo da UFPB, Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além do Núcleo de Documentação Cinematográfica e Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, a parceria inclui ainda o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD), as principais emissoras de TV paraibanas, a Globo Nordeste e o Globo Universidade, patrocinador da vinda do jornalista Marcelo Canellas.

Mais informações:
https://www.facebook.com/pages/Folkcom-UEPB/1601500870134018?ref=aymt_homepage_panel
(83) 33445316/99821651/99451315
custodiolcjp@uol.com.br – robertofaustino@gmail.com

Comentários