Campanhas do hemocentro incentivam a doação no São João

Campina Grande, 10 de junho de 2015  ·  Escrito por Aldair Rodrigues  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Aldair Rodrigues

O hemocentro de Campina Grande constantemente faz campanhas com o objetivo de manter cheio o banco de sangue no seu estoque. No período junino, quando se tem uma baixa no número de doadores devido aos festejos, a equipe do hemocentro, através da coordenadoria de comunicação, também está lançando campanhas para incentivar as pessoas a realizarem essa doação.

A professora Ana Maria Barbosa mostra como salvar vidas

A professora Ana Maria Barbosa mostra como salvar vidas

Para começar, uma campanha denominada “Doem amor juntos”, que tem como intuito estimular casais a doarem sangue conjuntamente. Ele tem um diferencial: os três primeiros casais a chegarem ao hemocentro no Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira (12), ganharão cortesias para um jantar romântico em restaurantes da cidade.

Na próxima segunda-feira (15), o hemocentro estará lançando um nova campanha, denominada “Tempo é Vida”. Ela tem como intuito principal incentivar as pessoas a doarem sangue nesse mês de junho, pois, com os festejos juninos, há uma redução de 40% no número de doadores. A quantidade, que em tempos normais gira em torno de 120 por dia, nesta época,  decai para 80 doações.

Karina Araújo, coordenadora de comunicação do hemocentro de Campina Grande

Karina Araújo, coordenadora de comunicação do hemocentro de Campina Grande

A coordenadora de comunicação do hemocentro de Campina Grande, Karina Araújo, falou sobre a importância de uma doação nessa época. “Neste período, o mais preocupante é que na mesma proporção em que diminuem os colaboradores, aumenta o número de pacientes nos hospitais devido a acidentes com fogos de artifícios, que causam queimaduras, acidentes incentivados pela combinação de álcool e direção, e isso acaba causando uma grande demanda para o estoque do hemocentro. Então se torna de fundamental importância a colaboração de cada um que se dispor a vir nos ajudar com uma doação”, frisou Karina.

A professora Ana Maria Barbosa, que é doadora há 10 anos, fez questão de doar na época do São João por saber da dificuldade que passa o hemocentro nesse período. A mesma elogiou o trabalho feito dentro desse prédio. “O atendimento é ótimo, profissionais altamente capacitados, então não tem porque ter nenhum medo de realizar o ato. Faz bem para a alma”, disse a professora.

Atualmente, a unidade de Campina Grande abastece o Hospital de Emergência e Trauma da cidade e também a toda a Hemo-rede da Paraíba, pois quando é solicitado um tipo sanguíneo em qualquer lugar do estado, o hemocentro de Campina Grande envia a quantidade necessária, assim como também pode receber.

Como ser um Doador

Para ser um doador, basta ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica na últimas 24 horas, estar descansado (ter dormido no mínimo seis horas) e bem alimentado. Ao comparecer ao hemocentro mais próximo junto de documento de identificação com foto, o doador passa por uma triagem para averiguar seu estado de saúde e, então, está pronto para realizar esse ato de solidariedade e amor ao próximo.

Comentários