Um dos principais meios que são desenvolvidos com a chegada dos festejos juninos na cidade de Campina Grande são os do segmento econômico. Seja no Parque do Povo, ou em suas imediações, empresários e vendedores ambulantes dividem espaço no comércio em busca do aumento de lucros. O mês de Junho na cidade, é, sem dúvidas, um dos melhores períodos do ano para os comerciantes aumentarem sua renda.
Além das famosas barracas de comidas típicas, e dos tradicionais restaurantes da cidade, que montam seu espaço no Quartel General do Forró, os comerciantes alternativos participam dos 30 dias de festa, aumentando as opções de produtos oferecidos à população durante a celebração das festividades.
Para o Palhaço Paçoca, que trabalha há 10 anos na festa, esse não é apenas um emprego temporário. Ele ganha a vida como vendedor ambulante, e diz que sempre está presente em festas que ocorrem na cidade para garantir uma melhor renda no final do mês.
Há 5 anos trabalhando durante o Maior São João do Mundo, Antônio Alves, vendedor ambulante, diz que esta é uma oportunidade de aumentar sua fonte de renda. Segundo ele, nos primeiros dias, as vendas ainda são fracas, mas com o decorrer do mês, cresce a procura da população por seus produtos. “Depende da mercadoria que você vende. Eu vendo brinquedos, então as crianças são quem mais me procuram.”
Seja com brinquedos, alimentação ou artesanato ou com o comércio regularizado ou alternativo; o espaço do Parque do Povo se torna uma grande feira, onde inúmeras opções de serviços são ofertadas ao consumidor, garantindo para o mesmo um espaço de grande diversidade comercial.
Edição: Lourival Salviano