Com as festividades do Maior São João do Mundo, o Hospital de Emergência e Trauma, Dom Luís Gonzaga Fernandes em Campina Grande, lançou na última segunda feira (8) a campanha educativa para a prevenção de queimaduras, e se estende até o dia 30 de junho, com a distribuição de materiais educativos e informativos nas escolas públicas e privadas da cidade, além de panfletagens em pontos estratégicos da festa.
A campanha, que esse ano traz o slogan “QUEM BRINCA COM FOGO PODE SE QUEIMAR”, tem como objetivo alertar, não só na época junina, e sim, o ano todo, sobre os perigos no manuseio inadequado de fogos de artifícios nesse período.
Segundo dados do próprio Hospital de Trauma, é que cerca de 70% das ocorrências das queimaduras que dão entrada no mês de junho no hospital, tem como as crianças como os principais pacientes. Isso ocorre, principalmente, pelo aumento nas vendas de fogos de artifício e por conta das inúmeras fogueiras espalhadas na cidade por conta das festividades.
A Coordenação da campanha, dá algumas dicas para curtir o São João com Segurança:
- Não segure os fogos de artifícios com as mãos;
- Nunca transporte fogos nos bolsos;
- Não tente ascender fogos que falharam
- Crianças não devem soltar fogos sem o auxilio de um adulto;
- em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica.
Quanto á profundidade as queimaduras podem ser classificadas:
1°GRAU: Quando atinge apenas as camadas superficiais da pele. Apresenta vermelhidão, inchaço e dor local. Não há formação de bolhas.
2°GRAU: Atinge camadas mais profundas da pele, e já apresenta bolhas e pele avermelhada, despedimento de camas da pele.
3°GRAU: Atinge todas as camadas da pele podendo chegar aos ossos. apresenta pouca ou nenhuma dor, pele branca ou carbonizada.
O que fazer?
Tome a atitude correta e procure socorro médico.
O que não fazer?
Não toque na área afetada;
Coloque a área queimada em água corrente com jato suave;
Nunca fure as bolhas (caso ela se forme);
E os médicos orientam a não usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produtor similar, pois prejudica ainda mais os ferimentos.
Fique atento! A prevenção é o melhor remédio, pois as queimaduras deixam cicatrizes para o resto da vida. QUEM BRINCA COM FOGO PODE SE QUEIMAR!
O Hospital de Trauma de Campina Grande possui uma unidade de queimados que é referência no estado. Outras informações no Hospital de Trauma pelo fone: 3310-5850 ramal 5906.