No Maior São João tem um pouco de tudo, além da dança e música há espaços também para outros tipos de arte, a sétima por exemplo. O cinema chegou ao Parque do Povo através do projeto “Cinema Para Todos” do Serviço Social da Indústria, SESI. Uma réplica de um dos mais antigos cinemas da Paraíba o Cine Capitólio, foi construída no meio do quartel general do forró, o espaço dispõe de climatização, tratamento acústico e luminoso, tela de projeção e cadeiras de cinemas, doadas pelo Cine Teatro Gadelha.
Além de recriar a estrutura do antigo cinema, o SESI refez também a aura do local, trazendo personagens memoráveis da época, como, por exemplo, o “Lanterninha”, um ator com a tradicional vestimenta vermelha fica encarregado de receber o público e de zelar pelo seu sossego durante a sessão.
A réplica foi oficialmente inaugurada nessa sexta-feira (12), dia dos namorados, “Antigamente, antes da balada, tinha as praças e os cinemas para os casais” conta Francisco Buega Gadelha, presidente do SESI PB, sobre a história do cinema, ele destaca também a importância da interação humana que o cinema proporciona.
O projeto exibirá filmes da “Mostra Da Gente”, que tem como curador Carlos Mosca, ele conta como foi o processo de escolha dos curtas a serem exibidos, “Foram escolhidos por mim, levando em consideração temas regionais e campinenses, assim como qualidade técnica dos filmes e por fim filmes que representem esses 10 últimos anos”.
Dentre os filmes escolhidos por Mosca está “Sob a luz da projeção” um documentário de curta duração do cineasta local Helton Paulino, nele é contada a história dos cinemas de Campina Grande. Como cinéfilo e campinense ele conta como se sentiu ao ver um de seus filmes em cartaz no cinema onde aprendeu a gostar da sétima arte “eu fico lisonjeado, estava ali fora antes de começar a sessão e olhei para a fachada, assisti filmes no capitólio quando ele funcionava assiduamente e eu dizia ‘Queria ter um filme meu exibido ai dentro’ e agora está sendo”.
Veja a seguir a programação do Cinema Para Todos no Parque do Povo:
Dias 12, 13 e 14.06
Sob a Luz da Projeção – Helton Paulino (doc)
– A Encomenda do Bicho Medonho – André da Costa Pinto (doc)
– Olhos de Botão – Marlom Meirelles (fic)
Dias 19, 20 e 21.06
– Cancha – Antigamente Era Mais Moderno – Luciano Mariz (doc)
– Essas Senhoras – Glaucio Souza (doc)
– Peregrinos – Adeilton Costa e Ítalo Jones Marinho (doc)
Dias 24 e 25.06
– Biliu, o Maior Carrego do Brasil – Lau Barbosa (doc)
– O Reinado Encantado de Caiana – Italo Jones Marinho (doc)
– No Ventre da Poesia – Karla Christine e Carlos Mosca (doc)
Dias 26, 27 e 28.06
– O Bolo – Taciano Valério ( fic)
– Antoninha – Laercio Filho(fic)
– Capela – Ramon Batista ( doc)
Dias 03,04 e 05.07
– A Alma das Ruas – Jaime Guimarães ( doc)
– Sophia – Kennel Rógis (fic)
– Camelos do Ingá – Carlos Mosca e Ronaldo Nerys ( doc)