No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio. Como uma das datas mais requisitadas pelos apaixonados, ela aquece o mercado de simpatias para quem ainda procura a sua metade da laranja.
O Repórter Junino foi a lojas de artigos religiosos saber como estão as vendas para essa semana. O dono de um dos estabelecimentos, Mariel Morais, 21, contou que os objetos mais vendidos foram velas, incensos e essências para surpresas entre os casais apaixonados e como um diferencial para aquecer a relação.
Em outra loja de artigos religiosos, os objetos mais vendidos para os solteiros foram medalhas, orações, imagens e estandartes do santo casamenteiro. Para surpresa geral, outro santo que não faz parte do mês junino mas é muito vendido é o São José. Conhecido como o “pai da chuva” e o “santo da família”, sua data comemorativa é dia 19 de março, mas como muitos nordestinos estão sofrendo com a seca, ele surgiu em meio ao período junino.
A gerente do estabelecimento, Antonieta Bento, nos explicou que o mês de março é o período em que precisa chover para que a colheita de milho seja farta no período junino. “Há uma crença de que, se chover no dia de São José, não iremos sofrer com a falta d’Água”, concluiu.
E, para quem acredita que nos poderes casementeiros de Santo Antônio, a loja vende todos os artigos do santo com preços que variam de 25 centavos até 25 reais, sendo que as maiores compradoras ainda são as mulheres.