Como de costume, em meio aos 30 dias de forró n’O Maior São João do Mundo, passa por Campina Grande milhares de turistas do país e de fora. Neste ano não está sendo diferente. Prova disso é um grupo, composto por seis mulheres, residentes em Minas Gerais, que vieram visitar a tão famosa festa da cidade. Todas aproveitam para conhecer o Parque do Povo trajando vestidos que lembram a época junina e, consequentemente, chamando a atenção de quem passa.
Uma delas é Ana Lúcia, educadora física, que conta a animação da sua vinda: “Viemos numa excursão de São Carlos (SP) junto com 44 pessoas de outros estados. Nesse grupo tem gente de todas as idades, inclusive uma turma bem animada da terceira idade. Eu adoro festa junina, faço uma todos os anos onde moro e é nossa primeira vez nesta aqui. Gostamos de personalizar as roupas de acordo com cada festividade e senti falta disto no pessoal daqui. Acho bastante importante enfatizar vestimentas, além das comidas típicas e detalhes regionais no geral. Por onde moramos fala-se muito deste evento, e agora, vindo até ele, pude perceber que deve haver uma maior enfatização na herança e origem da festa, mas eu adorei”. A turista ainda ressaltou o gosto pelo agradável clima local e a receptividade dos campinenses, afirmando que pretende voltar nos próximos anos.
Dona Martilene, 70, familiar de Ana Lúcia, também está conhecendo a festa pela primeira vez e falou que está encantada: “A festa é muito famosa! As comidas típicas, quadrilhas e animação do pessoal contagia bastante. Pretendo voltar igualmente”, disse Martilene animada.
A festa no Parque do Povo e nos distritos de Campina Grande vão até o dia 05 de Julho e, segundo a Coordenadoria de Turismo de Campina Grande – CODEMTUR, espera-se cerca de 2 milhões de pessoas durante os 30 dias de festa, aquecendo a economia local.