Frequentar as noites do Maior São João do Mundo no Parque do Povo vai muito além que dançar forró. É que, através de ações de marketing, as empresas patrocinadoras do evento atraem cada vez mais visitantes a seus estandes espalhados pela festa. Neles é possível degustar alimentos, aprender receitas, assistir filmes em 6 dimensões e até se tornar um cantor nato.
A criatividade é marca registrada na hora de divulgar os produtos. E isso é bastante notável quando nos deparamos com bonecos gigantes, passeando pelo Parque do Povo, mágicos realizando dinâmicas com visitantes, entre outras atrações, justamente, para divulgar determinada marca, atraindo olhares e despertando a curiosidade do público. Segundo Alan Lima, representante de um estande de uma marca de margarina, a média de 3 mil apresentações é bem satisfatória. A empresa investe na interação e oferece aproximadamente 570 produtos para degustação. Ele diz que até 70 pessoas podem participar, de uma vez, nas apresentações. E aposta na estrutura do estande, na constante citação da marca e no personagem do mágico para atrair, e atingir o público alvo.
A curiosidade é o que motiva o público a visitar os espaços. Prova disso, são os irmãos Jandir e Luciene. Ele reside na cidade de São Paulo-SP e frenquenta o Maior São João do Mundo desde o ano de 2003. Já ela é de Curitiba-PR e participa dos festejos pela primeira vez. Movidos pela curiosidade os dois resolveram esperar vários minutos na fila para assistirem um pequeno filme em 6 dimensões, oferecido por uma marca de TV por assinatura. Eles afirmam que já visitaram todos e que a criatividade é o atrativo principal, porém destaca que o tempo de espera na fila deveria ser menor, além de haver mais dinamismo por parte da equipe.
Diversão. Essa é a palavra certa para definir o que motivou o técnico em radiologia, Erbeson Barbosa, a cantar para várias pessoas em mais um estande. O jovem relata que sempre teve vontade de participar e se encheu de coragem para promover seu show particular. “A atração é muito interessante, está aprovado. E digo mais. Participarei mais vezes”, relata com um largo sorriso no rosto. Edmara Abrantes, representante da marca responsável pelo estande comemora os números e relata que, na medida em que se aproxima o dia de São João, a tendência é aumentar bastante o número de visitantes.
No dia 20 de junho, prometendo nevar em uma área de 6 m² no Parque do Povo, a ação de marketing de uma empresa de goma de mascar é a mais ousada. Segundo Alessandro Junior, a participação do público na cabine superou as espectativas. Além de fazer nevar na festa a empresa ainda trará os esquimós de forró, tocando seus instrumentos feitos de cubos de gelo.