A prática de corridas de rua vem crescendo ano após ano em Campina Grande e algumas já fazem parte da tradição dos festejos locais, como por exemplo a “Corrida da Fogueira” que está em sua 35ª edição. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e partiu da iniciativa de atletas campinenses que pretendiam, junto ao órgão da Prefeitura, trabalhar a saúde e qualidade de vida da população. Apesar de ser uma corrida profissional, a maioria dos participantes são atletas amadores, o que tira o receio de outras pessoas que não tem costume com a ação participarem do evento.
A corrida passou oito anos sem acontecer e retornou há três. Durante esse tempo participaram pessoas de todas as regiões do Brasil e até mesmo do exterior. A corrida esse ano ocorrerá no próximo domingo(21). Neste ano,o percurso será feito no Açude Velho e a concentração se iniciará às 7h30min e a largada será às 8h para quem for da categoria de 5km – o que equivale a duas voltas em torno do açude – e às 8h30min para quem percorrer 10km (quatro voltas).
Segundo Bruno Mendes, coordenador do Mexe Campina, apesar da corrida já ser tradicional na cidade, o evento ainda encontra algumas dificuldades em relação ao patrocínio, já que corridas desse tipo têm custo muito alto, além da questão do patrocínio outro problema chama atenção: a insegurança, já que alguns motoristas, ao passarem pelo local não tem consciência da importância do evento e muitas vezes não respeitam as faixas de circulação da corrida:“Esperamos que a população campinense se mobilize, pois dividimos espaço com automóveis. Gente que não respeita e não tem consciência, acha que o tempo de 1h30 no trânsito interfere muito”, ressaltou o coordenador.
Além do espaço do Parque do Povo, onde ocorre o Maior São João do Mundo, Campina Grande também oferece outros lugares que permitem a prática esportiva,que além de tirar o stress diário, faz bem a saúde.