O Colégio Menino Jesus, da cidade de Queimadas no Agreste do Estado, realizou na manhã de hoje a I Semana do Cangaço, um evento voltado para os alunos e a comunidade que, através de exposição fotográfica, mostra de reportagem e explicações orais recriou a trajetória de Virgulino Ferreira, o cangaceiro Lampião.
O projeto coordenado pelo professor e historiador Ruberval de Souza, e desenvolvido com os alunos do 2º ano do ensino médio, tem por objetivo conscientizar o alunado da importância do cangaço para a cultura popular nordestina, evidenciando não o histórico de violência empreendida pelo movimento, mas as suas influências no âmbito musical, literário, artístico e social, desde as primeiras mobilizações no século XII até a atualidade.
De acordo com o professor Ruberval, a temática do cangaço enquanto elemento fundamental na evolução da cultura nordestina ainda é pouco explorada e não encontra espaço nos grandes centros urbanos, daí a preocupação do colégio em promover o evento. “Nós temos dificuldade em relação a programações voltadas para o cangaço na Paraíba, a exemplo de Campina Grande e João Pessoa, por isso nos propomos a levantar essa bandeira e trazer as informações dos livros para a nossa realidade, pois muitas pessoas quando falam em cangaço remetem apenas ao bando de Lampião e à violência”. Destacou o professor.
A Semana do Cangaço, que acontece simultaneamente em outras cidades do estado, expôs ainda quatro pinturas da artista plástica Carmem Verônica, também professora da instituição.