A Calçada Sonora é conhecido como o palco mais alternativa da festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, e este ano comemora o décimo aniversário. O palco fica ao lado da Igreja Matriz da cidade, próximo ao local onde se é hasteado o pau da bandeira. Os Peleja, banda de forró pé de serra da cidade, são os organizadores e idealizadores da Calçada Sonora.
Segundo Helley Ramalho integrante dos Peleja e organizador do palco, a banda existe há 17 anos. O projeto Calçada pretende dar visibilidade a grupos da região que não possuem a chance de se apresentarem em grandes palcos, tanto na festa de Santo Antônio, como em festas na outras cidades vizinhas da região metropolitana do Cariri (Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte).
O Serviço Social do Comércio (Sesc) e algumas empresas são apaiodoras da Calçada Sonora. O ambiente se difere das outras ruas da festa e a música regional é muito apreciada por casais e jovens.
Hoje, apresentam-se as bandas Forró Tapera e Os Peleja. Segundo Maria Valdênia da Silva Macedo: “todo ano estou presente na Calçada Sonora, porque é um lugar especial e chama atenção das pessoas, inclusive os jovens”
Em meio a música eletrônica, bandas de pífano e carros de som, a Calçada Sonora se destaca por sua originalidade e bandas que muitas vezes não são conhecidas em sua própria região.
Fotos: Joaquim Júnior
Edição: Diógenes de Luna