Uma das preocupações dos organizadores dos Festejos Juninos é a limpeza do Parque do Povo no período. Para isto, 89 pessoas são dispostas em três equipes que são distribuídas em cada parte da festa e trabalham a noite inteira para garantir a boa qualidade nos banheiros e a melhor visibilidade possível para os turistas e campinenses.
O coordenador de limpeza do turno da noite, José Francisco dos Santos, afirma que deve-se manter o alto padrão de qualidade independente da circulação de público, mas ainda assim para não ocorrer uma força de trabalho superior a demanda em dias de menor movimento, como esta segunda-feira (04), ele remanejou 20 auxiliares de limpeza para cuidarem das ruas próximas a festa.
Justamente este ano, foi inaugurado no Parque do Povo um novo piso que colabora com a higienização da festa. O Maior São João do Mundo vem aderindo cada vez mais melhorias para contribuir com o nome que a cidade ganha nessa época.
Os trabalhadores afirmam que em dias chuvosos é complicado o bom desempenho do trabalho, e que até o momento eles vêm desempenhando sua função em bom nível, já que o período de chuva ainda não é contínuo.
Maria das Graças, 50 anos, trabalha na limpeza do São João há sete anos, e indaga: “Ultimamente a sujeira está bem maior assim como a falta de educação por parte das pessoas, pois jogam lixo nos nossos pés, mesmo vendo a gente com essas sacolas”.
Nesse ano também foram colocados lixeiros, espalhados pelo local, para contribuição das pessoas na higienização da festa.
Edição: Carmem Nascimento
Imagens: Caio Beltrão