Galante, um dos seis distritos de Campina Grande, está situada no planalto da Borborema, no sopé da Serra do Bodopitá. Durante o Maior São João do Mundo é realizado o Trem do Forró, famosa travessia de trem pelas serras do agreste rumo à Galante. Para chegar até o distrito pode-se usar o sistema integrado de Campina Grande através do ônibus número 955, que sai de meia em meia hora, ou através de transporte alternativo que parte da feira central. Outra alternativa é a “Trilha do Massapê de Galante”. Para chegar até ela, se percorre todo o Distrito Industrial, segue pelo Velame e vai até o Massapê, pelo caminho de terra que leva até o distrito.
Essa trilha é democrática, nela encontramos forrozeiros indo de tudo quanto é jeito para Galante seja de carro, bicicleta, moto e até a pé. Quem se aventura conta com uma paisagem que encanta. No início a trilha é fácil, principalmente por ser plana e ampla, seguida de uma longa descida. A época está perfeita, pois as recentes chuvas deixaram a mata exuberante e verde.
Durante o trajeto se passa por vários sítios e em alguns, a exemplo da Fazenda Santana e do Restaurante Casa de Cumpadi, encontramos passeio ecológico, tirolesa, passeio a cavalo e carroça e muita comida regional.
Para estudante e motociclista Alex Duarte, “ir pelo Massapê é indescritível, porque, ele tem a possibilidade de acompanhar o trem, interagir com os habitantes da zona rural e desfrutar de uma paisagem encantadora”, este já é o terceiro ano que ele faz o percurso de moto.
Já para arquiteta Ana Karla, que fez o percurso de carro pela primeira vez, conta que “foi sensacional, a estrada dá oportunidade de parar, conhecer algumas bodegas, tirar fotos em locais incríveis e tudo com muita segurança, foi a primeira vez que minhas filhas conheceram a zona rural, com casas de barro, vacas e o melhor de tudo é a receptividade dos moradores”.
As trilhas do Massapê de Galante recebem visitantes durante o ano todo, não só no São João. Mas, nesse período junino, aumenta o número de turistas.