São João Pedagógico é promovido em Escola de Aroeiras

Campina Grande, 22 de junho de 2015  ·  Escrito por Lucas Batista  ·  Editado por Ivan A. Costa  ·  Fotos de Renally Aguiar

Casamento Matuto 2Há 17 anos o Educandário Maria de Lourdes, localizado na cidade de Aroeiras, oferece aos seus alunos uma proposta de atividade extraclasse que ambiciona a formação de cidadãos conhecedores da cultura local. Trata-se de uma celebração que promove os festejos regionais e as tradições do mês junino, levando os educandos a participar com apresentações diversificadas.

Diretora PaulaA escola, que tem como diretora Ana Paula, realiza o evento desde o ano de 1998, quando a instituição ainda se chamava ‘Escolinha da Mônica’. Segundo a gestora, um dos principais objetivos da festa junina no meio escolar é promover um pouco de divertimento para as crianças e, acima de tudo, manter a tradição do São João.

Para a realização desta atividade, a escola tem que se adaptar às programações e ensaios, de modo que não prejudiquem o rendimento em sala de aula. Assumir este compromisso, exige que a diretora Paula, a coordenadora pedagógica Anne Michelle e a coordenadora de eventos Alcineide Bernardo, iniciem a organização com um mês de antecedência, podendo assim, garantir que todos os alunos se integrem e aprendam.

Brincadeiras - Boca do PalhaçoNeste ano, a escola preparou uma “Festa na Roça”, com espaços especiais para jogos e brincadeiras, uma capela junina, barracas de comidas típicas e um concurso para eleger o ‘Rei Paçoca’ e a ‘Rainha Pipoca’. O evento, realizado no último domingo (21), também contou com mostras de danças dos alunos, que foram divididos por turmas. Ao final, foram sorteados prêmios que incluíam celular, tablets e cestas básicas.

Anne Michelle, ressaltou a importância do evento, “durante este mês as crianças conheceram um pouco da nossa cultura, trabalhamos com comidas típicas, o plantio e colheita, os santos, e suas tradições. Um aprendizado levado em prática!”. Ela ainda salientou que todo o dinheiro arrecadado pela “Festa na Roça” será em prol da festa do dia das crianças.

Com a supervisão das professoras, os presentes foram contemplados com um típico casamento matuto, seguido pelas danças do “Rala Rala”, “Requebra Requebradinho”, “Forró das Crianças” e “Onde tu tá, neném?”, além do carimbó e da tradicional quadrilha junina.

De acordo com a diretora, a ideia de realizar um evento diferenciado em 2015 partiu da coordenadora Alcineide Bernardo, do professor de teatro Álleff Fernandes e da secretária Eliza Vasconcelos. Para isso, tiveram que abandonar o Galpão do Forró, onde sempre realizavam a quadrilha junina, e utilizar o espaço na frente da Escola. Perguntada se pretendem continuar realizando a “Festa na Roça” nos próximos anos, a diretora respondeu sem hesitar: “Com certeza!”.

Comentários