Nessa Segunda Feira (22), como parte das comemorações da 40ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande, foi realizado o já tradicional São João do Carneirinho. Evento este, que evidencia a vida do santo que dá nome as festividades do mês Junho, João Batista, mais conhecido como São João.
O evento teve início com a Procissão das Artes, que levou centenas de pessoas até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, catedral da cidade, onde foram acolhidos pelo Padre Luciano Guedes. Seguindo a programação, houve a encenação da peça “O drama de João Batista: Profeta e Precursor” com os grupos de Percussão e o Sivuquiando da UEPB. Para Chico Oliveira, diretor da peça, a propagação de quem foi, de fato, João Batista é de imensurável importância, pois hoje, as pessoas celebram e dão mais visibilidade ao São João lúdico, o que para ele também é valido, mas sem deixar de lado a história real do João Batista bíblico.
A programação ainda contou com apresentações folclóricas da Companhia Raízes, Acauã da Serra, Tropeiros da Borborema e Caetés, que abrilhantaram a noite com danças populares como o Côco, Baião e Camaleão, além das já tradicionais quadrilhas juninas, tudo ao som de muito forró pé-de-serra.
A ativista paraibana e diretora do Festival de Inverno de Campina Grande, Eneida Agra Maracajá, afirma que o São João do Carneirinho é uma importante celebração e também se mostra como um movimento para a manutenção da cultura popular nordestina dentro dos festejos juninos da cidade. “Essa é a celebração da resistência e brasilidade do Festival de Inverno”, completa.
O evento que é promovido pela Casa Memorial Severino Cabral chega à sua 3° edição e consolida-se como um importante evento cultural nos festejos juninos do Maior São João do Mundo.