Desafio alguém que não tenha a recordação de ficar esperando, ansiosamente, aquele parente que viajou voltar com a mala cheia de presentes e lembranças daquele lugar desconhecido, bonito e com uma infinidade de opções de artesanato, de coisas diferentes e peculiares. As famosas “souvenires” são praxe de todo regresso e, os turistas que frequentam o Maior São João do Mundo enchem as sacolas de objetos e comidas afim de levá-los para alguém querido como forma de simbolizar a estadia na cidade.
Dessa forma, em meio a tantos sabores e cores, as opções de presentes não faltam para aqueles que procuram originalidade e diversidade. O turista pode transitar entre um universo de tradição e modernidade e achar em um único lugar mercadorias que agradem desde a vovó até ao primo adolescente.
De garrafadas e cachaças aos mais modernos elementos decorativos com pegada regional. Essa é a definição da lista de compras da turista Mônica Melo, 52 anos, ela acredita que mais importante que a quantidade do que se leva é a qualidade e o bom gosto. “Levar uma lembrança pensada, com a cara da pessoa e que temos a certeza que irá agradar é mais importante do que levar um volume de coisas que serão esquecidas brevemente.Aqui nós encontramos estilos em nuances diferenciadas o que é uma ‘mão na roda’ para o turista que vem com um tempo curto e uma lista longa”.
Este ano o Parque do Povo conta com uma franquia de loja especializada em decoração, além da tradicional barraca das sandálias Havaianas com serigrafia exclusiva do período junino e dos stands de artesãos que sempre contam com bordados, peças em sisal, ou tecido e comidas como: bolos típicos, castanha, pamonha e outras comidas que suportam, sem perecer, viagens de curta duração.
A infinidade de opções é tão grande que condiz com o tamanho da festa e dos diferentes tipos de pessoas que circulam nesse período por aqui. Para alguns vendedores, sempre tem aquele visitante que na dúvida acaba levando tudo o que é oferecido, pois se encanta com a riqueza cultural presente em cada traço dos nossos produtos, o que no fim, é bem rentável para os comerciantes locais e faz a economia circular.
Todas essas sugestões de presentes são facilmente encontradas pelos arredores do Parque do Povo:
Compota de doces
Posters de artistas populares em pop art
Sandália emborrachada com a logo dos festejos juninos
Peças artesanais de couro
Peças de algodão colorido
Acessórios produzidos por hippies
Comidas e bebidas tipicamente nordestinas
Caricatura personalizada