Aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), mais uma edição da Corrida da Fogueira, no município de Aroeiras, interior da Paraíba. O evento é realizado anualmente, sempre no dia de São João, e organizado pela prefeitura municipal.
A edição de 2015 contou com 27 participantes, entre eles 23 homens e 4 mulheres. Na categoria masculina, o vencedor foi Ênio Cleiton, da cidade de São Caetano, interior de Pernambuco. O vice-campeão foi Valmir de Surubim-PE e o terceiro colocado também foi pernambucano, trata-se de José Silvado, de Caruaru. Já na categoria feminina, o título ficou com a paraibana Sandra Maria, de Cuité. A segunda colocada foi a campinense Ana Cláudia.
Essa corrida ainda teve uma premiação extra entregue ao corredor aroeirense mais bem colocado, o vencedor foi Gilson. Ele se mostrou um pouco insatisfeito com a premiação recebida e ressaltou a falta de treinamento para a corrida: “eu não treinei, fui só para brincar mesmo”.
Um dos organizadores, Leonardo Andrade, destacou a importância do evento para a cultura da cidade e salientou que existem projetos de melhorias para as edições vindouras. “Sempre procuramos aprimorar o nosso trabalho, a nossa tendência é sempre melhorar, não só a corrida, mas a festa junina em si, para manter as nossas tradições”. Diante das reclamações sobre a premiação, ele afirmou que “na atual edição resolvemos premiar o atleta da cidade mais bem colocado, no próximo ano pretendemos melhorar ainda mais a premiação.”
Já o prefeito da cidade, Mylton Marques, parabenizou todos os corredores, ainda falou que pretende incentivar os atletas da cidade para que possam competir de forma igualitária com os outros participantes nos próximos anos.
Após o término da Corrida da Fogueira, o vencedor da categoria masculina, Ênio Cleiton, foi bastante tietado por outros corredores, vivendo alguns minutos de fama.