Muito coco, maracatu, samba e embolada. Essa é a ordem na madrugada deste sábado (27) no Parque Povo. Acontece que o bloco Jacaré do Açude Velho em parceria com o Bar do Tenebra promoveram um grande encontro de sons regionais, priorizando o resgate dos antigos carnavais e a cultura nordestina.
Jorge Helo, diretor do bloco Jacaré do Açude Velho, relata que a intenção é resgatar o carnaval tradição que se encontra apagado na nossa cidade e agregar valores ao mesmo. Como já tinha uma ligação com Tenebra, proprietário do bar, resolveram juntos promover o encontro, que traz a tona a cultura de raiz e a alegria dos foliões. “Ver esse povo todo aqui participando, dançando e cantando é muito gratificante. Nós só estamos fazendo o que já existia antes, mas que infelizmente está se apagando”, comentou.
Muitas pessoas se reuniram na frente do estabelecimento esperando o inicio das apresentações. Integrantes do grupo de maracatu Maracagrande esquentaram os tambores, fazendo o público cantar e dançar.
Para Fabrício Costa, um dos expectadores mais ansiosos e folião de todas as edições do bloco, o encontro de sons é um diferencial no tradicional e veio para quebrar o paradigma de que o São João se resume apenas as grandes bandas e shows. Ele relata a integração cultural produzida por esse tipo de evento e a importância da mistura de vertentes, que unem os expectadores em prol da verdadeira cultura popular, contemplando assim as novas e antigas gerações.
O Bar do Tenebra é um dos espaços alternativos mais frequentados do Parque do Povo e a promessa é que mais eventos como esse virão até o fim dos festejos.