Forró Tradicional e poesia popular são destaques das festividades juninas de Sumé

Campina Grande, 28 de junho de 2015  ·  Escrito por Emanuelle Carvallho e Luana Gregório  ·  Editado por Carla Cordeiro  ·  Fotos de Emanuelle Carvalho

Sumé, a cidade pacata do interior da Paraíba, vem se destacando como umas das poucas localidades que nos festejos juninos priorizam e valorizam o forró tradicional e a poesia nordestina dos nossos artistas. A autenticidade e a essência das comemorações são colocadas em lugar de destaque.

Festividades juninas na cidade de Sumé. Foto: Emanuelle Carvalho

Festividades juninas na cidade de Sumé. Foto: Emanuelle Carvalho

Os festejos já deram início, as barracas com as comidas típicas já estão abertas, e “enquanto o fole tá fugando e gemendo” nas mãos dos tocadores dos trios, os forrozeiros e quadrilheiros arrastam o pé no arraiá que recebe o nome do poeta e compositor sumeense, Zé Marcolino. Que este ano, além dele, homenageia o sanfoneiro Bau e o professor Robson Rafael. (In Memorian)

Tradicionalmente, o município comemora o São Pedro, reservando esses dias para as atrações principais. Este ano a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretária de Cultura, optaram por descentralizar o evento, incluindo na programação diversas atividades culturais.

O repente, a poesia popular e a literatura ganharam espaço, evidenciando a riqueza das nossas manifestações populares. Segundo o Diretor de Cultura do município, Jefferson Felipe, “enquanto Gestão e Poder Público direcionado para a cultura, nós temos como dever fazer um evento dessa natureza, que não só traga sujeira para uma praça e que não gere alguma renda para X e Y, mas sim que aquela atração que deixe algum valor para aquelas pessoas que estão escutando, para que os jovens que são muito influenciados pela cultura de massa, percebam que ao redor deles tem muita coisa de valor,” ressalta.

Dessa forma, o pequeno município visa contribuir para a valorização dos festejos juninos e da nossa cultura, ressaltando as suas peculiaridades. Como também, colocar em primeiro plano aqueles que valorizam a beleza do nordeste e da sua gente. Os festejos de Sumé seguem o lema do poeta, “Deixem junho pro São João”.

A noite dos poetas

E como já era esperada, a abertura do tradicional São Pedro de Sumé foi regado de muita poesia declamada e cantada. Cada palavra emanada trazia um significado, as tradições e a vida do caboclo nordestino são ressaltadas de forma autêntica e singular.

Bira Marcolino. Foto: Emanuelle Carvalho

Bira Marcolino. Foto: Emanuelle Carvalho

Os responsáveis por animar e abrir os festejos no palco principal foram os poetas e compositores Bira Marcolino e Maciel Melo, e as bandas Trio Feras e Forró Bom Sucesso do município de Sumé. Todos trazendo a proposta do forró tradicional, respeitando as tradições da festa junina.

Diretamente de Serra Talhada, Bira Marcolino, filho do saudoso Zé Marcolino, encantou o público com as suas composições e com os grandes sucessos do seu pai, entre eles estavam, “Sala de Reboco”, “Eu quero chá” e “Bota Severina pra Moer”. Fazendo com que as paraibanas da cidade de Sumé arrastassem o pé. Foi com esse clima que Bira encerrou a sua apresentação dando espaço para a vinda do Poeta Maciel Melo.

Maciel Melo. Foto: Emanuelle Carvalho

Maciel Melo. Foto: Emanuelle Carvalho

A cidade de Sumé atendeu ao pedido do Caboclo sonhador e abriu “alas para o novo cantador” que deixou os seus versos ecoando na avenida. Cantando pela primeira vez na cidade de Sumé, Maciel Melo ressaltou a felicidade e o significado em tocar na terra da sua mãe. Assim como grande maioria dos admiradores da cultura popular e dos personagens do forró tradicional, o poeta procura seguir os passos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Eu sempre procurei cantar aquilo que sai do meu coração, do meu chão e da minha raiz,” destaca. Maciel também ressaltou a importância da Prefeitura Municipal priorizar e realizar os festejos respeitando a nossa tradição.

A programação também abriu espaço para os artistas locais. O forró Bom Sucesso foi o responsável por finalizar o primeiro dia dos shows, cantando grandes sucessos do forró das antigas.E os festejos não param por aí.

Programação:

No domingo as 16:00 hr, no Núcleo de Extensão Cultural, será lançado o livro “Zé Marcolino – Conversa sem protocolo” do poeta e escritor pernambucano Marcos Passos.

Logo mais a noite se apresentam no Palco Principal, As Severinas, Dominguinhos e Forró da Gente e Forró dos Bambas.

Na segunda-Feira (29) as apresentações fiaram por conta de Nascimento Filho, Niedson Lua e Mecinho.
Encerrando as festividades de São Pedro, Sanntana – O cantador, Forró Kent e Forró do Valle se apresentam na terça-feira (30).

Comentários