Desde o dia 8 de Junho a 22º edição Salão do Artesanato da Paraíba vem atraindo turistas e o público local. Com o tema “As mãos que trabalham nossa cultura”, cerca de 400 artesãos de 62 municípios participam do evento. Lá são comercializados produtos nos mais variados materiais, e o resultado claro, é fruto da obra de nossos talentosos artistas regionais.
Existem paixões que ultrapassam a infância e acompanham as pessoas durante toda a vida. Desde pequeno o músico e artista visual Sócrates Gonçalves tomou gosto por desenhar. Até hoje, sua mãe guarda desenhos de quando ele tinha apenas 5 anos de idade. Vindo do município de Barro- CE, ele chegou em Campina Grande em 1999 e passou a desenhar em telas, logo após realizou exposições de seu trabalho.
Ele nos conta que há algum tempo, chegou no Salão do Artesanato com uma prancheta e canetas em baixo do braço, procurou a responsável perguntando-lhe se havia alguém fazendo caricaturas e se ele poderia fazer. Mostrando seu trabalho ali mesmo na hora, logo conseguiu garantir seu espaço. Ao ser questionado sobre a movimentação do último ano e a deste, ele logo responde: “Ano passado cheguei a fazer quase o dobro de caricaturas deste ano, acho que a crise me deu uma rasteira (risos)”.
O artista chega em seu stand por volta das 18:30 e faz em média 11 caricaturas, porém já houve dias em que fez vinte e seis. Cada caricatura vem acompanhada de uma boa história. A estudante Sabrina Barcelos visita o Salão há 4 anos, e a 3 seguidos faz sua caricatura com ele. “Acho que ele gasta em média uns 10 minutos, acho super legal. As pessoas passam e vêm ele fazendo a caricatura e acham maior graça, todo mundo pergunta como ele conseguiu desenhar meu cabelo, e acham mais graça ainda os meus óculos”. Quem está sendo caricaturado não consegue ver como está ficando o desenho, o melhor fica para o final: a surpresa!