Na rua ou no teatro: “A Feira” onde ela deve estar

Campina Grande, 1 de julho de 2015  ·  Escrito por Leandro Pedrosa  ·  Editado por Antonio Andrade  ·  Fotos de Thalia Rodrigues

A Cia. do Teatro Municipal está voltando com o espetáculo de dança “A Feira”. O grupo que reestreou com uma nova adaptação em 2014, tendo como diretora de cena Regina Albuquerque, se apresentou essa noite (01) às 21h, no Arraiá Hilton Mota em pleno Parque do Povo.

IMG_6450

Bailarinas representam personagens comuns nas feiras livres

A peça dura 40 minutos, porém a apresentação no maior São João do Mundo aconteceu na sua versão reduzida, cerca de 15 minutos, com o elenco rescente completo. Para quem não teve a oportunidade de acompanhar o espetáculo em 2001, em sua primeira adaptação, terá nova oportunidade de conhecer a dinamica da feira popular através do olhar cênico apresentado nos movimentos dos bailarinos.

Para Liu Santos, bailarino e ensaiador “O espetáculo, na verdade, é um espetáculo de dança e teatro. Existe também a interpretação, não só a técnica. O processo de montagem que a Regina nos aplicou, foi muito teatral. Um processo bem minuncioso, pra a gente poder incorporar a ideia da feira, que é uma ideia tão nossa.”

O texto de Lourdes Ramalho é um mediador da linguagem dos costumes populares fluindo através da essência da feira de rua. Os diversos personagens que atravessam esse ambiente o tornam vivo quando o percorrem. Assim, a feira, se firma como protagonista, preenchida de vida.

Aprovados no FIC (Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos) 2014 para circulação, o espetáculo estará  todos os sábados de setembro e primeiro sábado de outubro por cinco cidades da Paraíba. Areia, Souza, Monteiro, João Pessoa e Campina Grande. Portanto, outra oportunidade de prestigiar os elementos da cultura popular nos teatros do estado.

Comentários