Quem pensa que o Parque do Povo (PP) só recebe o forró está enganado. Na noite desta terça-feira (7), fugindo ao tradicional, o palco principal recebeu pela primeira vez as orquestras Filarmônica Estrelas da Serra, Funpop Jazz Band e Luther College Jazz Orchestra.
A Filarmônica Estrelas da Serra veio da cidade de Croatá (CE) e costuma realizar trabalhos voluntários com crianças. Eles iniciaram um desses com aulas de teoria musical e prática instrumental de flauta doce com uma turma de aproximadamente 50 alunos. Ao ingressar no projeto, o Maestro Hélio Júnior desenvolveu cursos de prática instrumental com violão clássico e popular, e prática de percussão. Tais cursos foram agregados ao grupo de flauta, que faz apresentações pelo país.
Durante a noite, o grupo fez uma apresentação contando, no seu repertório, com músicas que iam desde artistas consolidados do tradicional forró pé de serra até o forró estilizado. Hélio Júnior disse estar encantando por tocar pela primeira vez no Maior São João do Mundo. “Me sinto presenteado de vir do Ceará e mostrar o trabalho da gente, que é a música instrumental de uma maneira diferente e com uma proposta diferente”, afirmou o maestro da Estrelas da Serra.
Outro destaque da noite foi a banda Funpop Jaz Orchestra, da Fundação Universitária de Apoio ao Ensino a Pesquisa e a Extensão, de Campina Grande, que se apresentou pela primeira vez ao PP. “Isso [o show feito no PP] expande o universo musical deles, pois eles estão familiarizados a ouvir música comercial, e nós temos uma grande variedade de estilos. E como este ano estão unindo diversos estilos musicais, vai ser bastante rico culturalmente’’, Roger Cristiano (28), saxofonista da orquestra.
A Luther College Jazz Orchestra está em turnê pelo Brasil realizando apresentações em cidade como Rio de Janeiro, João Pessoa Recife e Natal. A vinda do grupo norte-americano para Campina Grande é parte de um intercâmbio com o Projeto Notas de Passagem, coordenado pelo maestro e compositor Eduardo Lakschevitz, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e o Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS).
A vocalista e uma das integrantes da orquestra, Emma Withers, disse que todos estão muito animados por tocar no Maior São João do Mundo. “Não acredito que nenhum de nós tínhamos alguma ideia do quão grande isto era, até chegar aqui. E quando chegamos para a nossa passagem de som, a adrenalina de fato começou e nós começamos a ficar animados. Estamos preparados para subir ao palco e mostrar ao Brasil um pouco da música americana.”
Além disso, Emma comentou brevemente sobre como é incorporar vários estilos musicais como Samba, MPB e Jazz. “É muito gratificante, porque focamos muito em Swing e Blues, mas nós estamos aprendendo muito sobre a música brasileira e tentamos incorporar isso, e é legal está aqui viajando, aprendendo e escutando nossas músicas e provando aos brasileiros o quanto estamos aprendendo e crescendo, vale muito a pena.”
As festas típicas da região Nordeste que exaltam sua cultura ganha a cada ano novas formas e roupagens, trazendo estilos diferenciados e agregando ricos valores culturais às suas manifestações. É a cultura se reinventando e adaptando-se no tempo e espaço.