Alunos de Jornalismo da UEPB produzem reportagem sobre quadrilhas para o Canal Futura

Campina Grande, 9 de junho de 2016  ·  Escrito por Aldair Rodrigues // Fotos: Dalison Markel
Equipe Repórter Junino/Canal Futura realizando reportagem especial sobre quadrilhas juninas para rede nacional

Equipe Repórter Junino/Canal Futura realizando reportagem especial sobre quadrilhas juninas para rede nacional

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) firmou recentemente uma parceria com o Canal de Televisão Futura, com o intuito de produzir conteúdos audiovisuais que terão exibição em rede nacional, além da iniciativa contemplar uma série de outros projetos da Universidade. Desde abril, a UEPB já recebeu a equipe do Canal Futura por duas ocasiões para firmar a parceria e discutir projetos em comum que envolvam vários departamentos e iniciativas. O Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, através do Projeto Repórter Junino, de onde partiu a iniciativa de estabelecimento da parceria com o Canal Futura desde ano passado, é responsável por produções audiovisuais como reportagens para os telejornais e outros conteúdos que gradativamente serão exibidos em faixas da programação.

A primeira etapa do processo de produção de conteúdos está ocorrendo agora a partir de uma pauta sobre as festas juninas que envolverá várias universidades parceiras do Canal. Coube à equipe da UEPB, a pauta sobre as quadrilhas juninas, umas das mais ricas culturas populares da festa de São João de Campina Grande. A equipe de produção é coordenada pelas professoras do Departamento de Comunicação Social, Luciellen Souza  e Michele Wadja. Além do Canal Futura, parte das reportagens também está sendo direcionada ao canal no YouTube do Repórter Junino na web.

Tendo em vista o momento em que vive Campina Grande, em total clima junino, o primeiro conteúdo a ser produzido será sobre as Quadrilhas Juninas que se apresentam na cidade. Durante o Festival municipal que acontece entre os dias 07 e 10 de junho, a equipe  formada pelos alunos do curso de jornalismo, Dayara Sousa, Marques Sousa, Iara Araújo, Milena Sousa e Cássia Marques, vão produzir a reportagem especial.

A professora Luciellen Souza orienta a equipe de reportagem

A professora Luciellen Souza orienta a equipe de reportagem

A professora Luciellen Souza, que tem experiência no mercado de trabalho como apresentadora e repórter de tv (TV Itararé e TV Paraíba) e hoje leciona na UEPB,  conta sobre esse desafio na sua carreira, de está coordenando uma equipe com alunos que se preparam para entrar no mercado. “Nós estamos encontrando um pouco de dificuldade para produzir o conteúdo, pois o departamento não oferece a estrutura necessária, faltam equipamentos e estamos tendo que improvisar com equipamentos próprios”, enfatizou, além da questão do transporte dos alunos.

Sobre os pontos positivos, a professora ressaltou a motivação dos alunos, por saberem que estão tendo a oportunidade de produzir algo que será exibido para todo o Brasil. “Apesar de todas as dificuldades, a falta de experiência dos alunos, por ainda serem estudantes, é satisfatório ver uma equipe tão empenhada, dando o máximo de si para que o resultado seja o melhor possível”, finalizou.

A aluna Dayara Souza está no sexto período do curso de jornalismo e faz parte da equipe e discorre sobre a importância que esse trabalho tem para a sua formação. “Estou muito feliz, não só eu, mas acredito que todos os alunos que estão no projeto. É um privilégio estar ao lado de duas professoras tão competentes. Cada segundo ao lado delas é um novo aprendizado, isso com certeza será um diferencial para a minha formação”. Dayara também falou sobre as dificuldades que estão encontrando no processo de produção do material. “É um pouco difícil, pois o departamento ainda não oferece a estrutura necessária para produzir um material de primeira qualidade, falta uma coisa aqui, outra ali, mas estamos nos esforçando ao máximo, para que o resultado final seja o melhor possível, e que possamos mostrar ao canal Futura que temos plenas condições de produzir conteúdo de qualidade, não só em período de festas juninas, mas durante todo o ano”, finalizou Dayara.

Para as professoras Michele Wadja e Luciellen Souza, a expectativa agora é que o conteúdo possa ser aceito pela editoria da TV, e que esse possa ser o primeiro de muitos que serão produzidos no futuro. A reportagem que vai entrar numa série especial sobre festejos juninos, deve ir ao AR na semana em que é comemorado o dia de São João, entre os dias 23 e 25 de junho.

A parceria de produção de conteúdos para o Canal Futura está no começo e no decorrer do São João novas reportagens devem ser produzidas para os programas do Canal e, no próximo ano, a parceria será ampliada para que novos ângulos da festa ganhem espaço na programação. O Canal Futura (http://www.futura.org.br/) é vinculado à Fundação Roberto Marinho e retransmitido por diversas emissoras pelo país e disponível em todas as TVs a cabo do país.

Comentários