Campina Grande bate próprio recorde e mantém o título de “Maior Quadrilha Junina Do Mundo”, ultrapassando a própria marca do ano passado
Na tarde dessa quarta-feira (08), o Parque da Criança, em Campina Grande, serviu de arraial para a realização da “Maior Quadrilha Junina do Mundo”, evento anual que reúne centenas de quadrilheiros com objetivo de quebrar o recorde de quadrilha com maior integrantes.
Dentro d’O Maior São João do Mundo, a realização desse arraial teve sua primeira edição em 2013, contendo 514 pares. Já em 2014, foram 618 e em 2015 foram contabilizados 725 pares. Esses números não são contados pela organização, mas sim pelo Instituto Rank Brasil, responsável pela homologação dos recordes brasileiros. Para tanto, os fiscais fazem a contagem dos pares, um a um; crianças, jovens e idosos vão passando e sendo registrados, enquanto a quadrilha vai “seguindo o passeio”.
A Homenageada
Este ano, a organização do “Quadrilhão” nomeou de “Arraial Lenira Lira”, fazendo referência à Dona Lenira Lira, uma das principais incentivadoras das quadrilhas de rua nos anos de 70/80. O nome batizou o espaço, que foi devidamente ornamentado com folhas de coqueiro e bandeirolas, como eram os antigos arraiais de rua. Segundo Teles Albuquerque, idealizador do Quadrilhão, a homenagem é mais do que justa, visto que “Lenira conseguiu reunir mais de 400 quadrilhas pelos bairros da cidade”, e que, ainda, segundo ele, vem sendo esquecida a contribuição da mesma para que pertença à cidade o título de Maior São João do Mundo.
Dentre os integrantes dos grupos da Terceira Idade, Dona Estelita Rodrigues mostrava-se animada; prestes a fazer 80 anos, ela não parou de dançar forró um minuto. “Nada da cidade eu perco, adoro dançar. Ano passado [o Quadrilhão] foi no Parque do Povo e ficou pequeno, veja a multidão que já tem aqui. Onde toda a comunidade de Campina se reúne, toda a cidade tá aqui junto e reunido, espero que esse ano a gente vai bater outro recorde” (sic), disse a senhora.
Toda ajuda foi bem-vinda
Aos poucos, os dançarinos, forrozeiros e curiosos foram chegando, tendo sido mobilizados cerca de 30 ônibus; a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS – mobilizou os participantes de seus projetos sociais em apoio. Rosimere Torres Guimarães, gerente do idoso da SEMAS/CG, informou que trouxera 11 grupos representando idosos, adolescentes e jovens que participam de projetos da Secretaria de Assistência Social. “Trabalhamos no intuito de bater recorde”, declarou o mesmo.
Além da SEMAS, Secretária de Educação mobilizou quadrilhas de 10 escolas municipais, como a Escola Padrão do Pedregal, que participa pelo segundo ano do Quadrilhão. A Diretora Socorro Dias reforçou a importância de engajar as crianças nessa atividade cultural fora da sala de aula. “Tudo que seja extraescolar é sempre interessante para os alunos, é um passeio, que incentiva a cultura regional, uma questão de difundir a cultura regional, principalmente de Campina Grande”, afirmou a diretora.
Sem a presença oficial das quadrilhas estilizadas da cidade, foi preciso pouco mais de meia hora para a contagem se aproximar do recorde de 2015. Os pares eram feitos até por curiosos que estavam saindo do trabalho, a mobilização foi grande para que a cidade não só mantivesse o recorde, como também superasse a marca. Inclusive Ninão, o maior homem do Brasil, participou do Quadrilhão. Em entrevista, ele comentou: “fui convidado e de pronto aceitei para vir participar dessa festa bonita. Em 2014, eu presenciei a quebra do recorde e esse ano não vai ser diferente”.
E Ninão viu mais uma quebra: agora com 746 pares, a contagem foi oficialmente encerrada. Mas o forró prosseguiu até a chegada da homenageada, que trouxe a quadrilha que leva seu nome para apresentação, mas não entrou na contagem. “A emoção não tem limite. O Quadrilhão começou na Rua da Floresta, com uma quadrilha ensaiada, depois os casais ficaram dançando na rua. É uma segurança para as nossas raízes, que não podemos deixar morrer”, disse Dona Lenira à nossa equipe enquanto se dirigia ao palco armado para receber as homenagens dos quadrilheiros presentes.
O Resultado
Luciano Cadari, fiscal que acompanhou a realização do Quadrilhão, reforçou o pioneirismo e a grandiosidade do evento da cidade. “Terceiro ano consecutivo que nós acompanhamos o recorde em Campina, que sempre nos surpreende com organização impecável e sempre com números maiores”, contou o Luciano, que informou ainda que nenhuma outra cidade procurou bater esse recorde.
A Maior Quadrilha do Mundo foi uma realização da Prefeitura de Campina Grande, com apoio das Secretárias de Educação (SEDUC), Saúde, SEMAS, Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) e Projeto Mexe Campina. A programação de atividades esportivas no mês de junho ainda conta com: a Trilha dos Namorados no dia 11 – de Campina Grande a Fagundes; Corrida dos Namorados no dia seguinte; Corrida da Fogueira no dia 19, Caminhada da Lua no dia 22; Corrida do Jegue e a Carroceata, em ordem, nos dias 23 e 24.