Exposição “Retalhos Culturais” exalta personalidades nordestinas

Campina Grande, 10 de junho de 2016  ·  Escrito por Beatriz Vieira  ·  Editado por Adriana Araújo  ·  Fotos de Beatriz Vieira
Bonecos da exposição "Retalhos Culturais"

Bonecos da exposição “Retalhos Culturais”

 

A galeria de artes Irene Medeiros, anexa ao Teatro Municipal Severino Cabral, inaugura nesta sexta-feira, 10, às 19h, a exposição “Retalhos Culturais”, da artista e artesã Jussara Aires. A exposição conta com diversos bonecos de pano confeccionados a mão, que representam personalidades nordestinas, como Biliu de Campina, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Luiz Gonzaga, Manoel Monteiro, Ariano Suassuna, entre outros.

Como muitos artesãos, o desejo de Jussara pela arte nasceu muito cedo. Ainda criança começou a produzir suas próprias bonecas de pano. Com o passar dos anos a artista descobriu outros dons e começou a trabalhar com corda e tecido. Mas o amor aos bonecos ressurgiu quando ela resolveu criar um boneco para representar o jornalista e cartunista, Fred Ozanan. A brincadeira começou a ficar séria e desde então a artesã não parou mais. “Construir com suas próprias mãos uma peça de arte única, exclusiva, é para mim a realização de um sonho de menina. Ver os meus bonecos ser admirados pelas pessoas é gratificante” disse Jussara.

Artesã e artista plástica, Jussara Aires

Artesã e artista plástica, Jussara Aires

Jussara já expôs em feiras de artesanatos, na secretaria de cultura de Campina Grande e atualmente tem suas peças expostas no Museu de Artes Popular da Paraíba, conhecido popularmente como o Museu dos Três Pandeiros. A exposição no Teatro Municipal faz parte do projeto “Ocupando a Galeria de Artes Irene Medeiros”, onde são selecionados 10 artistas plásticos através de edital anual e a cada mês do ano, iniciando em fevereiro e finalizando em novembro, a galeria exibe os trabalhos destes artistas.

Para o diretor do teatro, Erasmo Rafael, o projeto surgiu da necessidade de se ocupar a galeria e de promover um intercâmbio entre os artistas e o público que frequenta aquele espaço. “Todos os meses temos uma exposição diferente, promovemos desta forma uma rotatividade e uma divulgação do trabalho destes artistas plásticos. A exposição de Jussara foi escolhida especialmente para o mês de junho por se tratar de um exposição que exalta os artistas nordestinos, como o rei do baião, Luiz Gonzaga, e a rainha do xaxado, Marinês.” destacou Erasmo.

Os bonecos ficarão exposto na galeria Irene Medeiros até o dia 05 de Julho e está aberta ao público de segunda a sábado, das 08h às 21h.

Comentários