17º Casamento Coletivo é realizado no Parque do Povo

Campina Grande, 13 de junho de 2016  ·  Escrito por Hellen Wanderley, Max Marcel e Erivaldo Laurindo  ·  Editado por Anthony Souza e Ivan A. Costa  ·  Fotos de Dalisson Markel
Na Pirâmide do PP, uma centena de casais aproveita o Dia dos Namorados para se casar

Na Pirâmide do PP, uma centena de casais aproveita o Dia dos Namorados para se casar

 

Na noite desse domingo (12), foi celebrado o Casamento Coletivo em meio ao Quartel General do Forró, o Parque do Povo (PP), que transformou-se no Quartel General do Amor por um dia, onde dezenas de casais se juntaram para uma cerimônia coletiva no palco do Maior São João do Mundo.

Tendo em vista os gastos financeiros na realização de um casamento, religioso e civil, anualmente casais de namorados ou noivos optam pelo evento realizado na época junina em Campina Grande, dentro da Pirâmide do PP. A prefeitura, juntamente com a Secretaria de Cultura, organiza e oferece gratuitamente uma cerimônia civil para os casais que desejam selar oficialmente sua união.

Como em todo casamento, o bolo marcou presença

Como em todo casamento, o bolo marcou presença

A celebração ocorreu, como em todas as edições, no Dia dos Namorados, com cerca de cem casais. A Prefeitura custeou todas as taxas cartoriais, o aluguel do vestido, maquiagem e penteado das noivas, bem como o terno do noivos. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, fez-se presente para prestigiar o feito, além de deputados e vereadores.

Segundo o prefeito, o casamento coletivo tem suma importância tanto para as festividades como para a conservação do evento na memória da cidade. “É uma tradição, embora que a gente renove a cada ano. Esse ano, além da ornamentação, a estrutura que foi montada tornou o ambiente bem mais atrativo e recheado de emoção. Ficou todo mundo feliz”, pontuou Romero.

Além disso, ano a ano aumenta o investimento para a produção dos casamentos e Romero afirma que todo o espaço foi reestruturado para 2016, procurando trazer um visual mais atraente e com maior conforto para os casais. “Esse ano está bem ornamentado, a organização foi bem mais rígida e toda a equipe está de parabéns”, completou o prefeito.

A juíza de paz Ivna Mozart falando ao Repórter Junino

A juíza de paz Ivna Mozart falando ao Repórter Junino

O deputado federal Rômulo Gouveia esteve presente na cerimônia e falou da tradição do casamento coletivo na cidade, vinculado ao dia do santo casamenteiro: “o simbolismo vem do dia de Santo Antônio, mas muita gente não sabe que ele quebrou muitos paradigmas porque casava todo mundo”. Rômulo ainda prosseguiu justificando  o prestígio do Casamento Coletivo pelo aumento do número de casais ao passar das edições do evento.

Toda solenidade foi ministrada pela juíza de paz Ivna Mozart, que disse estar muito contente por selar a união dos casais e que foi tudo ligado à emoção. “ Já casei e separei muita gente em todos os anos de meu magistério, mas, pra mim, realizar casamentos é sempre uma satisfação muito grande porque eu sou uma romântica incorrigível, acredito no amor”. A juíza ainda justificou a importância do casamento com o início da construção da família na sociedade.

 

Vidas que marcam a história da Pirâmide do Parque do Povo

 

A tradição do Casamento Coletivo emocionou todos os envolvidos, desde os idosos até os mais jovens, como é o caso da noiva Ruth Clemente (18), que manifestou estar muito feliz e ansiosa para essa nova fase da vida. Seu noivo, José Augusto (19), é funileiro industrial e agora faz planos para o futuro: “pretendemos comprar uma casa e ter nossos filhos, formando assim, a família completa”.

Diante de tantas histórias, destaca-se a dos viúvos Moisés Antônio (93) e Helena Avelino (49), grandes amigos e conhecidos de longa data. Sendo o noivo mais experiente do local, ele não viu distinção de idade entre as pessoas que se amam nem mesmo para o casamento. “Importante é que gosto dela. Meu desejo é viver com ela até o fim de minha vida e sermos muito felizes”, comentou o noivo, de forma empolgada. Pedindo bênçãos de Nossa Senhora, a noiva ficou felicíssima pela união selada no Maior São João do Mundo e também espera viver muitos anos ao lado do – agora – seu esposo.

Abraçados pelo azul do céu da Pirâmide do PP, os casais estavam radiantes de alegria com o turbilhão de sentimentos que sentiam. Durante toda a cerimônia, prestavam atenção a cada segundo que passava, cada momento sendo guardado na memória para jamais ser esquecida, mas aquecida pela fogueira que acende a chama do amor. Os noivos se mostraram satisfeitos com a organização do casamento e o apoio prestado pela prefeitura de Campina Grande na realização do evento.

Confira mais fotos do Casamento Coletivo a seguir:

Comentários