Para quem pensa que o Parque do Povo só recebe visitantes no período noturno está muito enganado. É a tarde que o quartel general do forró recebe um grande número de visitantes, em sua maioria turistas, famílias inteiras, idosos e muitas crianças. O Parque não é a turma do Balão Mágico, mas as crianças já sabem que todas elas cabem no nosso São João. Aqui os pequenos forrozeiros encontram brinquedos, um espaço livre e, claro, muito forró.
Apesar da maioria das barracas estarem fechadas e do palco central não ter nenhuma apresentação, os olhos dos pequenos se enchem de brilho ao encontrar a estrutura colorida em comemoração aos festejos juninos. Para muitos, ali é o primeiro contato com a cultura popular de sua terra e de seus familiares. É o caso da Renata Silveira, mãe de gêmeos que esteve no Parque do Povo para apresentar a festa aos seus meninos. Ela relata que o principal motivo de visitar o local durante o dia é a possibilidade das crianças ficarem livres para aproveitar todo o espaço que é oferecido, além de sentir mais segura pelo reduzido fluxo de pessoas.
Outra mãe preocupada com o lazer e segurança de seus filhos, é Nadja. A campinense fala que visita a estrutura durante o dia há anos, e não se arrepende, já que é durante este período que ela pode ter a segurança de registrar cada sorriso de seus filhos e cada detalhe da festa sem muita cautela.Até quem tem mais idade, e muita felicidade no coração, embarca nesta festa com o sol brilhando forte. Fátima, que é de Caruaru e visita o Maior São João do Mundo pela primeira vez, confirma a opção de passear pela festa durante o dia: “a segurança durante o dia faz o São João de Campina ser melhor”. Pontua.
A satisfação da criançada é perceptível nos sorrisos das crianças, quase sempre sem dentes, e no olhar de tranquilidade dos pais e familiares. Sem dúvidas o Maior São João do Mundo fica bem mais divertido com estes pequenos forrozeiros.